Governo português prepara mudança de embaixador em Angola e Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 set 2019 11:30

Augusto Santos Silva não confirma nome de António Albuquerque Moniz para embaixador em Cabo Verde
Augusto Santos Silva não confirma nome de António Albuquerque Moniz para embaixador em Cabo Verde

Uma alteração que surge no âmbito do habitual movimento diplomático, disse, esta sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, sem indicar os próximos diplomatas portugueses nestes países.

Augusto Santos Silva, que falava esta sexta, aos jornalistas, em Lisboa, apontou que o movimento diplomático “foi reduzido ao mínimo estritamente necessário” este ano, e inclui, nomeadamente, mudanças em Angola e Cabo Verde.

“Em Angola, porque o atual embaixador termina o seu mandato e vai ser colocado em outro país igualmente importante, em Cabo Verde sucede o mesmo e em outros países também”, disse Santos Silva, sem especificar.

Confrontado com os nomes dos diplomatas Pedro Pessoa e Costa, primeiro embaixador de Portugal no Panamá, como possível próximo titular em Angola, e do cônsul-geral em Paris, António Albuquerque Moniz, para assumir a missão diplomática em Cabo Verde, Santos Silva lembrou que a nomeação dos embaixadores é uma competência do Presidente da República, mediante proposta do Governo.

“Não posso por razões de respeito institucional confirmar essa informação. O processo está em curso, estive em Angola e verifiquei com agrado que as autoridades angolanas tinham dado o ‘agrément’ que pedimos de uma forma muito célere”, disse.

“Quem nomeia os embaixadores é o Presidente da República e é o Presidente da República que, no fim de um processo relativamente demorado, publica o decreto. Sempre, por regra a proposta que é apresentada […] é a que o Presidente da República está em condições de aprovar”, acrescentou.

Escusou-se, contudo, a adiantar se os nomes em causa integravam a proposta de nomeação de embaixadores remetida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros à Presidência da República.

O atual embaixador de Portugal em Luanda é João Caetano da Silva, enquanto a representação portuguesa na cidade da Praia tem como titular a embaixadora Helena Paiva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 set 2019 11:30

Editado porJorge Montezinho  em  23 set 2019 7:24

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.