Preços dos produtos importados aumentaram em 0,7% em Outubro de 2019

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 nov 2019 11:58

Os preços dos produtos importados aumentaram 0,7% em Outubro de 2019, enquanto que dos produtos exportados diminuíram em 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior.

De acordo com o Índice dos Preços do Comércio Externo divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de preços da importação situou-se em 104,7 tendo conhecido um acréscimo de 0,7%, relativamente ao mês anterior.

Segundo a mesma fonte, os aumentos dos preços mais expressivos ocorreram nas categorias de grupos de bens de consumo (0,9%), justificados com a subida dos preços de produtos alimentares primários (3,3%), bens Intermédios (3,0%), justificada, essencialmente, com a subida dos preços de produtos transformados para a construção (7,3%) e bens de capital” (0,1%).

Em contrapartida houve a diminuição de preço na categoria de combustíveis (0,2%), justificada com a descida da única subcategoria denominada combustíveis (0,2%).

Em termos homólogos o INE explica que o índice de preço da importação diminuiu 1,3%, relativamente ao mês de Outubro de 2018.

O índice subjacente na importação, registou um acréscimo de 1,4% e o volátil diminuiu 0,9%, face ao mês anterior e comparativamente ao mesmo período de 2018 registou-se um acréscimo de 1,0% e o volátil diminuiu 7,0%.

Em relação à exportação, o índice de preço situou-se em 100,9 correspondendo a um acréscimo de 0,3%, valor inferior em 0,4 p.p. face ao registado no mês anterior.

Os índices subjacente e volátil na exportação registaram acréscimos de 0,2% e 0,3% face respectivamente ao mês anterior e em termos homólogos a taxa de variação situou-se em -5,0%, enquanto os índices subjacente e volátil na exportação verificaram decréscimos de 4,7% e 5,7% respectivamente.

O INE adianta que o Índice Termos de Troca (ITT) registou uma diminuição de 0,5% comparativamente ao mês anterior. Comparativamente ao mesmo período de 2018, o ITT situou-se em 96,4 com uma taxa de variação homóloga negativa de 3,7%.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 nov 2019 11:58

Editado porSara Almeida  em  22 nov 2019 6:32