Guarda Costeira em exercícios com navio da Marinha portuguesa

PorLusa, Expresso das Ilhas,22 mai 2021 8:38

NRP Setúbal
NRP Setúbal

​O navio patrulha da Marinha portuguesa NRP “Setúbal” está a realizar treinos e formações em São Vicente, com elementos da Guarda Costeira, antes de iniciar o regresso a Portugal, após uma missão de três meses.

“É um treino conjunto, para ambos evoluirmos e aprendermos com as formas de trabalhar das duas Forças Armadas. E isso é sempre uma mais-valia para todos”, explicou o comandante do Navio da República Portuguesa (NPR) “Setúbal”, o capitão-de-fragata Artur Jorge Martins Dias Marques, atracado desde quinta-feira no Porto Grande, ilha de São Vicente, onde permanecerá até domingo.

Trata-se da segunda passagem do navio patrulha por Cabo Verde, na mesma missão, prevendo agora actividades de mergulho em conjunto com a Guarda Costeira, bem como visitas a algumas embarcações desta força naval para apoiar no diagnóstico de avarias, e ao Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento, no âmbito da manutenção de equipamentos de rádios.

“Hoje estivemos a desenvolver actividades em relação ao socorrismo em combate, com a equipa de abordagem das Forças Armadas de Cabo Verde e também na parte da tarde assalto a navio com equipa de abordagem de Cabo Verde”, contou o comandante do NRP “Setúbal”, em declarações aos jornalistas.

A cooperação envolveu duas equipas de seis militares da Guarda Costeira de Cabo Verde e do pelotão de abordagem, que trabalharam com militares para formação de socorrismo, dois no mergulho e oito militares de pelotão de abordagem, sempre tendo como base o navio português.

O comandante Artur Dias Marques explicou que o navio já efectuou uma rota que passou por diferentes países africanos, sendo a segunda vez em Cabo Verde nesta mesma missão.

“O navio saiu de Portugal, enquadrado na iniciativa ‘Mar Aberto’, a 01 de Março. Passamos já pela Guiné-Bissau, estivemos em Cabo Verde, na cidade da Praia, a operar com a Guarda Costeira e a Polícia Nacional, participámos no exercício ‘Omega Express’, formação e treino das Forças Armadas”, explicou.

Nesta missão que leva quase três meses, o NRP “Setúbal” já passou por países da África Central e do Golfo da Guiné, como Costa do Marfim, São Tomé e Príncipe, Angola, Nigéria e Gana.

“E por fim Cabo Verde novamente, desta vez Mindelo, que é um ponto que não poderíamos deixar de praticar antes de voltar a Lisboa, onde esperamos regressar a 30 de Maio”, adiantou o comandante.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa, Expresso das Ilhas,22 mai 2021 8:38

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 mai 2021 9:30

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.