Esta doação acontece no âmbito das relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Japão e constitui ajuda alimentar do Governo do Japão ao Governo de Cabo Verde, referente ao ano fiscal de 2020.
Segundo a mesma fonte, o acto de assinatura do acordo por troca de notas, que confirmou a atribuição dessa ajuda, teve lugar em Dakar no dia 19 de Agosto de 2020, entre os Embaixadores dos respectivos países.
“Essa ajuda alimentar acordada a Cabo Verde para 2020, num total de 250 milhões de Yenes,equivalente a 209 milhões de escudos, compreende esta ajuda que ora chega ao país e as 2,564,77 toneladas de trigo que tinham chegado em Dezembro de 2021 ao Porto de Mindelo, São Vicente”, refere o documento.
Conforme o mesmo comunicado, o apoio japonês vai ajudar as autoridades cabo-verdianas na resposta aos desafios ligados à Segurança Alimentar e Nutricional a nível nacional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais e estabilidade de preços no mercado nacional.
“Com o valor da venda dos cereais em todo o território nacional, cria-se um fundo de contrapartida para financiar projectos de desenvolvimento socioeconómico nas áreas da agricultura, segurança alimentar, disponibilidade de água, e setor da saúde, com impacto positivo na melhoria das condições de vida da população”, sublinha a mesma fonte.