Ordem dos Médicos de Cabo Verde quer especializar 25 médicos por ano

PorDulcina Mendes,8 abr 2022 10:59

​A Ordem dos Médicos de Cabo Verde pretende especializar cerca de 25 médicos por ano em Medicina Geral e Familiar. Essa informação foi avançada hoje, pelo bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, Danielson da Veiga, numa entrevista à RCV.

Danielson da Veiga fez essa afirmação no dia em que acontece a cerimónia de início do 1º Curso de Formação em Exercício da Especialidade em Medicina Geral e Familiar em Cabo Verde.

O bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde avançou que os primeiros 25 médicos seleccionados para este ano vão frequentar o curso à distância. “Este curso terá a duração de dois anos, e acontece em colaboração com a Ordem dos Médicos de Portugal, os 25 médicos cabo-verdianos vão frequentar curso de especialização em Medicina Geral e Familiar que deve ocorrer em formato online”.

Conforme explicou o objectivo é anualmente especializar 25 médicos. “Isso quer dizer que anualmente vamos ter no mercado pelo menos 25 médicos formados em Medicina Geral e Familiar, o que é bom para Cabo Verde. Médicos com especialidade vai trazer mais melhoria para os nossos doentes”, assegura.

De acordo com a Ordem dos Médicos de Cabo Verde, este curso é fruto da cooperação entre o Ministério da Saúde de Cabo Verde e o Ministério da Saúde de Portugal.

“O curso de Formação Especializada em Exercício de Medicina Geral e Familiar para os médicos cabo-verdianos constitui um dos objectivos traçados pelo Governo de Cabo Verde da IX legislatura com vista a institucionalização do médico de família, a aposta na medicina familiar e por conseguinte a melhoria na prestação dos cuidados de saúde”, explica a mesma fonte.

Esta formação que se destina a médicos clínicos gerais cabo-verdianos com mais de seis anos de prática nos Centros de Saúde visa capacitar estes profissionais na área da medicina geral e familiar para o reforço dos cuidados primários da saúde.

Este curso acontece após um concurso público lançado em Janeiro deste ano, onde foram seleccionados 25 médicos pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde. Os formandos serão acompanhados pelos tutores médicos da área de medicina geral e familiar de Portugal.

Autoria:Dulcina Mendes,8 abr 2022 10:59

Editado porAndre Amaral  em  8 abr 2022 18:27