Cap Vert L'Avenir ajuda cabo-verdianas a integrarem-se em Marselha

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 abr 2022 7:40

Marselha
Marselha(F. Laffont-Feraud/Wikimedia)

​A associação Cap Vert L'Avenir promove formação em informática para integrar melhor as mulheres cabo-verdianas em França, mostrando como através de um telemóvel é possível facilitar a interacção com a administração francesa.

"Estamos a organizar uma formação em informática porque muitas mulheres cabo-verdianas aqui têm ‘smartphones’, mas não sabem utilizá-los. Só o básico que é tirar fotografias e enviar mensagens e é útil saber mais. Mostramos como usar a Internet e como chegar aos ‘sites’ oficiais das instituições francesas", disse Sandra Lima Rocha, presidente da associação Cap Vert L’Avenir.

Sandra Lima Rocha chegou a Marselha com 7 anos, tendo nascido na ilha de São Vicente. Foi em França que esta dirigente associativa fez os seus estudos, sendo actualmente assistente de direcção numa escola e empresária no ramo imobiliário.

Ao constituir a associação Cap Vert L’Avenir, em Fevereiro de 2020, Sandra Lima Rocha queria voltar a aproximar a comunidade cabo-verdiana em Marselha, que oficialmente conta com cerca de quatro mil pessoas, mas deve rondar mais de 10 mil incluindo cabo-verdianos que já só têm nacionalidade francesa.

"Era algo que faltava. Nos anos 80 havia uma grande associação cabo-verdiana em Marselha e lembro-me de ser pequena e irmos lá, podíamos brincar. Isso perdeu-se", lamentou Sandra Lima Rocha.

Além da formação em informática dedicada às mulheres da comunidade, a Cap Vert L'Avenir acompanha também mulheres analfabetas em todos os processos administrativos junto das instituições francesas, assim como ajuda as famílias a descodificarem a burocracia francesa, promovendo também passeios.

"Muitas mulheres não têm a carta, então tentamos sair de Marselha. Fomos à região de Provença, vamos a Lourdes em Maio e temos um projecto para ir a Fátima. Fazemos visitas culturais, caminhadas, temos muita sorte porque há muitas coisas a fazer nesta região", explicou.

Estas visitas incluem também as crianças, que a associação levou recentemente a uma viagem à neve. A maior parte destas actividades são financiadas pela região de Marselha e pelo Estado francês que atribui fundos a associações que beneficiam o quotidiano da população.

Para além deste trabalho em França, a Cap Vert L’Avenir trabalha também com Cabo Verde, reunindo roupas, material escolar e dinheiro para ajudar diferentes causas no arquipélago africano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 abr 2022 7:40

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 abr 2022 16:46

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.