Numa nota oficial, aquele ministério informou que teve conhecimento, via denúncia, de eventual captura e extracção de barbatanas e dentes de tubarão nas ilhas da Boa Vista e do Maio.
“Sendo que estas espécies se encontram protegidas pela lei, o ministério condena desta forma esta prática que poderá pôr em causa a sustentabilidade destes predadores de topo”, escreveu a mesma fonte.
E adiantou ainda que está a acompanhar a situação e, através da Inspecção-Geral das Pescas, vai actuar em conformidade com a lei para punir os infratores.
“Qualquer tentativa de captura para fins publicitários e promocionais de pesca desportiva ou dirigida e que mostram nitidamente uma prática ilícita é condenada pelo Ministério do Mar”, vincou.
O ministério referiu ainda que em Cabo Verde, de acordo com os planos e com as avaliações de stock, há uma pesca dirigida aos tubarões oceânicos, mas há uma lista de tubarões que estão na lista vermelha e que não podem ser capturados.
“Não obstante serem essenciais à saúde e bem-estar do oceano, do ponto vista do seu papel na cadeia trófica, os tubarões e raias continuam a ser alvos de uma pesca comercial e desportiva sem as respectivas autorizações”, lamentou aquele departamento governamental cabo-verdiano.
E referiu ainda que segundo análises mundiais, a sobrepesca e uma protecção, muitas vezes pouco efectiva, estão a destruir várias espécies de tubarões, raias e outros peixes cartilaginosos.
As associações ambientalistas de Cabo Verde têm sistematicamente alertado para a pesca ilegal de espécies marinhas ameaçadas no país, sendo que as autoridades têm também feito apreensões de algumas espécies.
Em Agosto de 2020, por exemplo, o Projecto Biodiversidade lançou uma campanha de sensibilização contra a captura e consumo ilegal de espécies marinhas protegidas em Cabo Verde, esperando também motivar a denúncia desses casos e mudar comportamentos.
Entre as espécies estão as tartarugas e aves marinhas, todos os mamíferos marinhos (golfinhos e baleias) e algumas espécies de tubarão também estão protegidas pelas leis em Cabo Verde e por tratados internacionais ratificados por Cabo Verde.