UNI-CV e Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo estabelecem convenção académica

PorExpresso das Ilhas,28 jan 2023 16:40

Da esq. para a dir.: Silves Moreira (Uni-CV), Silvio Miyazaki (EACH/USP), Wânia Duleba (EACH/USP), Miriam Debieux (USP) e José Barreto (Uni-CV)
Da esq. para a dir.: Silves Moreira (Uni-CV), Silvio Miyazaki (EACH/USP), Wânia Duleba (EACH/USP), Miriam Debieux (USP) e José Barreto (Uni-CV)

É o primeiro acordo formal de mobilidade assinado entre a instituição brasileira uma universidade africana.

O acordo de cooperação tem como objectivo o intercâmbio de estudantes, docentes/pesquisadores e membros da equipa técnico-administrativa, segundo nota da EACH.

Apesar da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo já ter recebido alguns alunos africanos nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação, esta é a primeira relação formal de mobilidade da EACH com uma universidade africana.

A Uni-CV foi a primeira universidade estabelecida em Cabo Verde, em 2006. A instituição pública de pesquisa e ensino tem cerca de 5.000 alunos, distribuídos em 41 cursos de graduação, 4 especializações, 14 programas de mestrado e 1 programa de doutorado de diferentes áreas do conhecimento.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a 47ª unidade de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), foi criada em Agosto de 2005.

O projecto de expansão da USP priorizou a formação de recursos humanos voltados para os desafios da sociedade brasileira, como o crescimento sustentável, o envelhecimento populacional, o uso das novas tecnologias de informação, a necessidade de ampliação dos direitos à saúde, à cultura, ao lazer e ao desporto e à actividade física, o aperfeiçoamento na formação de professores e a gestão das políticas públicas.

Há ainda a possibilidade da elaboração de um acordo mais amplo entre a Uni-CV e a USP.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 jan 2023 16:40

Editado porJorge Montezinho  em  30 jan 2023 8:14

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.