Santo Antão: Idosa de 80 anos morre após ser picada por abelhas na zona de Lagoa

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,30 jan 2023 14:48

​Uma idosa de 80 anos morreu e vai ser sepultada hoje na localidade de Lagoa, Planalto Leste, Santo Antão, após ser atacada por um enxame de abelhas perto da casa onde residia.

Segundo uma fonte da Inforpress naquela localidade, tudo terá acontecido por volta das 12:00 de sexta-feira, quando a idosa estava sentada na porta da sua casa a descascar feijões.

Posto isso, conforme prosseguiu a mesma fonte, a idosa terá reagido a uma abelha que lhe estava a importunar e de seguida um enxame de abelhas começou a atacá-la e esta terá gritado pedindo socorro.

“Ao ouvir os gritos, várias pessoas tentaram ajudá-la, mas tal nem foi possível devido ao enxame que não permitia que ninguém se aproximasse”, relatou.

Com mais de 60 picadas pelo corpo, segundo a mesma fonte, até tentaram levar a idosa às pressas até o hospital, mas “infelizmente” a mesma não resistiu e acabou por falecer ainda no caminho.

As abelhas foram introduzidas em Santo Antão, segundo o delegado substituto do Ministério da Agricultura e Ambiente, Orlando Freitas, na década de 90.

“Muitas pessoas, principalmente do Planalto Leste, receberam várias formações para a extracção e comercialização do mel e cera da abelha, mas depois foi-se a extinguir essa exploração” disse.

As abelhas, conforme explicou Orlando Freitas, são muito “importantes” para a polinização de flores, por isso foram introduzidas na altura.

“Há estudos que dizem que se as abelhas desaparecerem a segurança alimentar fica em risco” salientou.

Entretanto, Orlando Freitas lamentou que a idosa tenha morrido devido ao ataque das abelhas e aproveitou para alertar as pessoas para não matarem abelhas, justificando serem “muito importantes” para agricultura e segurança alimentar.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,30 jan 2023 14:48

Editado porAndre Amaral  em  31 jan 2023 10:46

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.