Cerca de 300 pessoas aderiram à campanha de limpeza na Praia Negra em prol da causa ambiental

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,16 set 2023 14:10

A campanha de limpeza realizada hoje nos arredores da Praia Negra pela Equatorial Coca Cola Bottling Company (ECCBC), grupo a que pertencem as empresas Cavibel e Ceris, contou com quase 300 pessoas, em prol da causa ambiental.

A participação, segundo a coordenadora de Comunicação Interna, Relações Públicas e Sustentabilidade da empresa, Rizulena Silva, ultrapassou as expectativas, uma vez que inicialmente estavam à espera de 200 pessoas e apareceram quase 300.

A actividade que marca o Dia Internacional da Limpeza nas Zonas Costeira enquadra-se no plano de desenvolvimento sustentável da ECCBC, que estabelece seis pilares para a sua estratégia de impacto ASG (Ambiente, Social e Governança).

“Dentro destes seis pilares temos o primeiro que é embalagem, em que temos dois objectivos muito claros, ou seja, queremos até 2030 recolher cada um garrafa e lata que vendemos e também utilizar cerca de 50 por cento (%) de materiais reciclados da nossa embalagem”, explicou.

Conforme acrescentou, esta campanha de limpeza não é uma actividade isolada pela causa ambiental que considera ser de todos, daí que contaram com vários parceiros, entre Forças Armadas, Quercus Cabo Verde, Câmara Municipal da Praia, Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), Protecção Civil e Enapor.

Além destes estiveram envolvidas nesta causa mais de 200 pessoas das comunidades próximas a zona de Praia Negra, nomeadamente de Achada Grande Frente, Trás, Lém Ferreira e Paiol.

A escolha de Praia Negra, para o início da campanha, explicou, é por se situar perto da empresa ECCBC, que actua no ramo da indústria alimentar e onde se concentra muito lixo, proveniente, principalmente, de enxurradas.

Enquanto parceira do evento, a associação ambiental Quercus Cabo Verde, representada pelo seu presidente, Paulo Ferreira, afirmou que não poderiam ficar de fora desta campanha “exemplar”, enquanto sociedade civil na limpeza das praias

“Sobretudo porque vimos aqui a quantidade de plásticos e de materiais que permaneciam há muitos anos e que estivemos a recolher, com engajamento da comunidade, também dos militares e com participação de crianças para seguirem exemplo em Cabo Verde”, afirmou.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira celebra-se, em 2023, entre os dias 16 e 24 de Setembro, uma iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho.

É um evento global que promove acções locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,16 set 2023 14:10

Editado porSheilla Ribeiro  em  17 set 2023 11:51