​Preços dos produtos importados aumentaram 0,5% em Maio de 2024

PorEdisângela Tavares,21 jun 2024 11:23

Os Índices de Preços do Comércio Externo, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao mês de Maio de 2024, apontam que o índice de preços da importação situou-se em 141,5, registando um aumento de 0,5% em relação ao mês de Abril.

Segundo um comunicado do INE, os Índices de Preços da Importação revelaram que em Maio de 2024, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 0,3% e 0,8% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

O aumento dos preços ocorreu nas categorias de Bens Intermédios, com 5,7%, sendo que o aumento dos preços explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “Produtos transformados para a construção”, com uma percentagem de 9,2% e “Combustíveis” com 0,2%.

Os resultados divulgados pelo INE apontam uma diminuição dos preços, que ocorreu nas categorias de grupos“Bens de Consumo” (-0,8%), sendo que isso justifica-se com a descida dos preços de “Produtos alimentares transformados” com -1,5% e “Bens de capital” com -3,4%,também deve-se à descida de preços de “máquinas” com -3,8%.

Em termos homólogos, o INE divulgou que os índices de preços da importação aumentaram 5,8%, relativamente ao mês de Maio de 2023. Comparativamente ao mês de Maio de 2023, os índices subjacente e volátil na importação registaram ambos acréscimos de 5,8%.

No mês de Maio de 2024, o índice de preços nas exportações situou-se em 135,3, correspondendo a um acréscimo de 0,7%, face ao mês de Abril. Os índices subjacente e volátil na exportação registaram acréscimos de 0,5% e 1,5%, respectivamente, face ao registado no mês de Abril.

Ainda em termos homólogos no mês de Maio de 2024, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 16,9%,comparativamente ao mês de Maio de 2023, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 20,2% e 7,3%, respectivamente.

Os resultados avançados pelo INE apontam que o Índice de Termos de Troca(ITT), no mês de Maio de 2024, situou-se em 95,6, registando-se um aumento de 0,3%, comparativamente ao mês anterior.

O INE informou ainda que em termos homólogos, o ITT fixou-se em 10,4%.

Autoria:Edisângela Tavares,21 jun 2024 11:23

Editado porAndre Amaral  em  22 jun 2024 8:29