Segundo lembrou a mesma fonte, na sua página do Facebook, o FPP tem como objectivo apoiar financeiramente acções e/ ou projectos desenvolvidos por organizações da sociedade civil cabo-verdianas, que contribuam para reforçar o desenvolvimento local e a inclusão social.
Com isso, pretende-se que sejam minimizadas as necessidades nos sectores da educação e saúde ou outros de domínio social de reconhecido interesse, como áreas transversais de direitos humanos, igualdade de género e actividades geradoras de rendimento, entre outros.
A Embaixada de Portugal/Centro Português de Cooperação, explicou, terá presente na avaliação das propostas, a pertinência e a relevância, a coerência das actividades previstas face ao impacto esperado e razoabilidade de custos, o equilíbrio regional, e a angariação de outras parcerias estratégicas que concorram para a operacionalização do projecto.
O apoio financeiro a conceder ao abrigo do FPP a cada projecto/acção terá um valor indicativo entre 5.000 e 10.000 euros, sem prejuízo de propostas que, a título excepcional, possam ser consideradas fora do intervalo financeiro indicativo.