Protecção Civil activa plano de emergência para época das chuvas - presidente

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,11 ago 2026 11:55

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) já activou o plano de emergência para a época das chuvas, com medidas preventivas para reduzir eventuais impactos associados a precipitações fortes no país.

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente do SNPCB, Domingos Tavares, que assegurou que já foram dadas orientações a todos os municípios para actualizarem os respectivos planos municipais de emergência e de contingência.

“Já activamos o nosso plano de emergência para a época das chuvas com algumas medidas preventivas”, assegurou, acrescentando que os municípios foram orientados a identificar as habitações e populações expostas a riscos de cheias e inundações, bem como a definir medidas para uma eventual necessidade de evacuação.

Entre as medidas preventivas recomendadas apontou a desobstrução das linhas de água, o desassoreamento de diques e muros de protecção e de estruturas de retenção de sedimentos nas encostas, assim como a limpeza dos resíduos sólidos urbanos depositados nos troços e margens dos recursos hídricos.

A Protecção Civil recomendou também a adequada fixação de estruturas suscetíveis de serem arrastadas pelo vento, como andaimes, placares e coberturas de chapa, alertando para a necessidade de verificar se estão bem fixos para não serem levados caso haja ventos fortes.

“Também há alguns cuidados que devemos ter. Por exemplo, se as pessoas estiverem na praia do mar, é importante que elas saibam que as precipitações podem ser acompanhadas por raios”, advertiu, tendo sugerido que em caso de forte precipitação deve-se abandonar imediatamente a praia e procurar abrigo num local seguro e, de preferência, coberto.

À população, Domingos Tavares aconselhou ainda a limpeza das áreas envolventes às residências e a manutenção das linhas de água desobstruídas, além do acompanhamento permanente das informações divulgadas pelos canais oficiais sobre eventuais situações de tempestade.

Para os condutores, a recomendação é para uma condução prudente, com redução da velocidade, verificação do estado dos pneus e das borrachas dos limpa-para-brisas e utilização dos faróis durante a chuva.

Sugeriu ainda para procurarem um local seguro e estacionar a viatura até que as condições melhorem.

Questionado sobre a capacidade de resposta a ocorrências em diferentes ilhas, o presidente do SNPCB afirmou que a prevenção constitui a principal estratégia para minimizar os impactos.

“Estando prevenido da situação, consegue-se facilmente minimizar os impactos”, afiançou, acrescentando que, com os meios disponíveis, a instituição tem conseguido dar resposta às ocorrências.

Quanto aos principais desafios, o responsável apontou a necessidade de reforçar a consciência da população sobre os riscos associados às zonas onde reside e a importância da adoção de medidas preventivas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,11 ago 2026 11:55

Editado porAndre Amaral  em  11 ago 2026 11:55

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.