PAICV e Fundação Friedrich Ebert vão retomar programa de cooperação

PorExpresso das Ilhas,1 jul 2013 16:34

Uma delegação da Fundação Friedrich Ebert (FES), instituição de referência da social-democracia alemã, chega esta segunda-feira, a Cabo Verde para contactos com o PAICV, com vista a discutir um programa de cooperação entre as duas instituições.

Segundo uma nota de imprensa do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (poder), as duas delegações reúnem-se esta terça-feira na Cidade da Praia, sendo a parte cabo-verdiana chefiada pelo secretário-geral do PAICV, Júlio Correia e integrada ainda por Aristides Lima, coordenador do Instituto para a Democracia e Progresso, fundação cabo-verdiana ligada a esse partido.

A delegação alemã é chefiada por Oliver Dalichau, responsável pela África Ocidental na sede em Berlim e integrada ainda por F. Krammer-Stermose, delegado residente em Dakar.

De acordo com o responsável das relações exteriores do PAICV, Arnaldo Andrade, a cooperação entre a Fundação Friedrich Ebert e o seu partido teve“momentos altos” no passado, abarcando as áreas da formação de quadros, da edição e da investigação social, para além da cooperação e consulta política, no quadro da social-democracia internacional e da realidade política africana e mundial.

Durante a estada em Cabo Verde, a delegação alemã vai ser recebida em audiência pelo presidente do Parlamento, Basílio Ramos, e manterá um encontro com Pedro Pires, presidente da Fundação Amílcar Cabral.

Está prevista também uma visita à Cidade Velha, berço da nação cabo-verdiana e Património Mundial da Humanidade.

Esta fundação foi criada em 1925 como legado político de Friedrich Ebert, primeiro Presidente democraticamente eleito na Alemanha. Apoiou e financiou “grandes iniciativas” em Cabo Verde, nomeadamente nas áreas de formação, foros e conferências.

A FES é uma organização cujo objectivo é promover a democracia e o desenvolvimento, contribuir para a paz e a segurança e criar uma globalização solidária.

Enquanto instituição de utilidade pública, de direito privado e de natureza cultural, a Fundação Friedrich-Ebert está comprometida com os ideais e os valores fundamentais da democracia social.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,1 jul 2013 16:34

Editado porElsa Vieira  em  1 jul 2013 17:41

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.