A garantia foi dada esta quarta-feira, em conferência de imprensa, pela Filomena Gonçalves, Membro do partido, assegurando ainda que as votações vão iniciar no dia 08 de Dezembro.
Cerca de 40 mil militantes no país e na diáspora vão as urnas para escolher os coordenadores concelhias do Movimento para a Democracia.
No país, cerca de 24 candidatos vão a esta corrida interna, sendo que alguns concelhos com um único candidato e outros com dois.
Segundo a deputada estas eleições vão dar continuidade a reorganização interna do MpD, tendo em vista o exercício de uma oposição forte e efectiva, mas confiante no poder em 2016.
Filomena Gonçalves adiantou que as eleições para as coordenações das concelhias no arquipélago e nos Países Estrangeiros de Residência de Comunidade Cabo-verdiana Significativa (PERCS) é uma das etapas fundamentais dessa reorganização.
As votações arrancam no dia 8 em quase todos os concelhos do país e em Portugal, com uma grande dinâmica e espírito de renovação do partido.
Conforme realçou a deputada por razões de festas religiosas e natalícias nalguns concelhos e diáspora, algumas eleições vão ser adiadas.
No caso de Santa Catarina de Santiago, Calheta de São Miguel e nos EUA as votações vão acontecer a 15 de Dezembro. Nos Mosteiros, Santa Catarina (Fogo) e na Ribeira Grande Santo Antão a 09 de Fevereiro 2014 e nos PERCS 09 de Março.
Filomena Gonçalves afiançou que estão criadas todas as condições objectivas e subjectivas para que o processo decorra com normalidade.
A deputada apela para que todos os militantes exerçam de uma forma cívica os seus direitos de voto.