José Luís Rocha já foi oficialmente nomeado embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América e a confirmação foi hoje publicada no Boletim Oficial.
Com esta nomeação, o até agora Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, vai substituir Fátima Veiga que entretanto foi colocada em Paris, ficando assim praticamente concluído o processo de designação de novos embaixadores.
Diplomata de carreira, muito ligado ao sector da cooperação, José Luís Rocha tem 58 anos. Entrou para o governo em Fevereiro de 2011, como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros. Antes exerceu vários cargos na diplomacia cabo-verdiana, tendo sido igualmente embaixador de Cabo Verde na Bélgica e Luxemburgo, por exemplo.
José Luís Rocha, natural de São Vicente, Cabo Verde, é licenciado em Ciências Políticas - Relações Internacionais e Diploma Especial de pós graduação em Estudos de desenvolvimento, na Universidade Católica de Louvain na Bélgica.
Desempenhou as seguintes funções:
- Director Nacional de Assuntos políticos e Cooperação no MNE;
- Director-Geral da Política Externa, MNECC - Cabo Verde;
- Embaixador, Representante da Organização Internacional da Francofonía (OIF) em Bruxelas;
- Embaixador de Cabo Verde junto à Bélgica e do Grão Ducado do Luxemburgo
- Chefe da Missão de Cabo Verde junto à União Europeia e do Grupo ACP;
- Director-Geral da Cooperação Internacional;
- Ordenador Nacional Adjunto do FED (Fundo Europeu de Desenvolvimento);
- Membro do Conselho Geral do PROMEX;
- Director dos Serviços da Cooperação Bilateral (DGCI);
- Desempenhou actividades representativas e institucionais em Bruxelas, no âmbito das relações bilaterais, da União Europeia e das Organizações Internacionais