Congresso JPAI: Presidente cessante afirma que JPAI está mais "organizada, unida e coesa"

PorExpresso das Ilhas,16 fev 2017 10:43

A JPAI está mais "organizada, unida e coesa" e não foi abalada pela crise interna que afectou o PAICV após as eleições do ano passado, garantiu a presidente cessante da Juventude do PAICV, Vanusa Cardoso, antes da abertura do VIII Congresso da JPAI que começou hoje na Praia.

 

“Independentemente das nossas divergências dentro do partido, temos um objectivo comum, que visa estarmos sintonizados, no sentido de proteger a organização de avaliações externas negativas em relação ao nosso comportamento e atitudes quanto aos princípios e valores do PAICV”, explicou Vanusa Cardoso.

Para a presidente cessante da JPAI ao longo do mandato que agora termina foi possível trabalhar na reestruturação das concelhias da JPAI que estavam com mandatos caducados, alargar a base de intervenção na diáspora, eleger núcleos na Guiné Bissau, no Senegal e em Rhode Island em Providence e criar mais duas comissões instaladoras nos EUA.

“Apesar de não atingirmos o nosso principal objectivo, que era ajudar o partido a ganhar as eleições de 2016, conseguimos trabalhar arduamente junto das organizações da sociedade civil, com um programa de voluntariado juvenil em localidades isoladas de vários concelhos, promover sessões de formação eleitorais para jovens, activistas, dirigentes”, acrescentou, realçando que a JPAI é uma escola inicial do partido.

Vanusa Cardoso lembrou que até ao momento só existe ainda uma única candidatura, que, no seu entender, simboliza e demonstra um grande esforço de vontade , sendo que o maior desafio da JPAI é ajudar o PAICV a ser um partido cada vez mais forte e projectar um futuro melhor e mais justo para Cabo Verde.

Para a presidente cessante, houve um forte engajamento por parte dos pré-candidatos , no sentido de "juntos poderem construir uma única lista forte que converge ideias e visões diferentes para que possam ter uma JPAI cada vez mais forte de modo a enfrentar os desafios".

O VIII Congresso da Juventude do PAICV (JPAI) vai reunir 125 delegados de todas a regiões políticas que, além de eleger os novos órgãos directivos, vão discutir e aprovar as estratégias globais da organização juvenil.

Até este momento, Fidel de Pina é único candidato a se posicionar publicamente para liderar a JPAI, mas a comissão eleitoral lembra que os estatutos prevêem a formalização da candidatura até às 18:00 antes do dia das eleições.

As eleições acontecem na quinta-feira, 16, no último dia do congresso.

A cerimónia de abertura do VIII congresso da JPAI foi presidida pela actual presidente da JPAI, Vanusa Cardoso, e pela presidente do PAICV , Janira Hopffer Almada.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 fev 2017 10:43

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 fev 2017 10:43

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.