Cabo Verde apresenta em Bruxelas proposta de alargamento da parceria especial com a UE

PorExpresso das Ilhas,7 jul 2017 8:33

2

Cabo Verde apresenta segunda-feira, 10, em Bruxelas, a proposta de alargamento da parceria especial com a União Europeia (UE) com introdução de novas áreas, e o embaixador da UE diz acreditar no “aprofundamento” desta parceria.

Cabo Verde apresenta segunda-feira, 10, em Bruxelas, a proposta de alargamento da parceria especial com a União Europeia (UE) com introdução de novas áreas, e o embaixador da UE diz acreditar no “aprofundamento” desta parceria.

 

José Manuel Pinto Teixeira deu esta informação hoje à imprensa à margem da abertura do Festival de Cinema Europeu em Cabo Verde, realizado no âmbito das celebrações dos 10 anos da Parceria Especial UE/Cabo Verde, assim como dos 25 anos da Cooperação UE/ PALOP – Timor Leste.

O Presidente da República já tinha sugerido a introdução de mais um pilar na parceria especial entre Cabo Verde e União Europeia, concretamente o pilar de investimento, crescimento e emprego.

A proposta que o Governo, que vem negociando com a EU para alargar o acordo de parceria especial a outras áreas de intervenção e de cooperação, por seu lado, introduziu sectores como “investimento, crescimento e criação de empregos, problemática da gestão dos oceanos e economia marítima e reformas institucionais”.

Questionado se acha que Cabo Verde tem hipótese de conseguir o alargamento da parceria especial com a União Europeia, o embaixador José Manuel Pinto Teixeira respondeu: “Estou convicto que sim, porque é um processo que temos vindo a trabalhar desde o inicio desde ano, portanto está assegurado que haverá alargamento em novas áreas dessa Parceria Especial”.

Segundo informou, a “efectivação” deste alargamento vai acontecer segunda-feira, 10, em Bruxelas, numa reunião ministerial em que Cabo Verde estará representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, e, do lado da União Europeia, o ministro da Estónia.

Acrescentou que é neste encontro ministerial que será acordado o “aprofundamento desta parceria”.

Ainda em Bruxelas, a propósito deste “alargamento” da parceria especial, avançou, vai estar também esta segunda-feira, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que vai ter encontros com os três maiores responsáveis da União Europeia.

O embaixador da União Europeia em Cabo Verde informou ainda que da agenda do chefe de Estado cabo-verdiano constam encontro, no dia 10, com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e no dia 11, com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e ainda com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

José Manuel Pinto Teixeira considerou estes encontros de “muito relevantes”, salientando que nenhum chefe de Estado de Cabo Verde teve encontros a este nível.

A parceria especial entre UE e Cabo Verde completou este ano 10 anos de existência e enforma seis pilares, designadamente boa governação, segurança e estabilidade, sociedade de conhecimento, luta contra pobreza, integração regional e convergência técnica e normativa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 jul 2017 8:33

Editado porAndré Amaral  em  7 jul 2017 16:50

2

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.