Jean Claude Juncker visita Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,2 nov 2017 12:26

O presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Junker, deverá visitar Cabo Verde nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro, trazendo na agenda novos compromissos com o Governo.

 

Esta deslocação de Jean Claude Junker a Cabo Verde, de acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros, é a resposta ao convite feito pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, em 2016, aquando da sua visita a Bruxelas.

Sobre a missão de Luís Filipe Tavares a nota adianta que o governante cabo-verdiano, que se fez acompanhar do representante permanente de Cabo Verde junto da União Europeia (UE) e o embaixador de Cabo Verde no Reino da Bélgica, manteve encontros de trabalho com altas individualidades europeias.

De entre essas individualidades, estão a vice-presidente da União para a política externa de segurança, o comissário europeu para a cooperação internacional e desenvolvimento e o comissário europeu para a investigação, ciência e inovação.

“Nos vários encontros foram abordados temas tanto da agenda bilateral, como multilateral bem como os progressos alcançados no quadro da implementação da parceria especial união Europeia/Cabo Verde e perspectivas para o reforço da cooperação em domínios considerados chaves para o desenvolvimento de Cabo Verde”, refere o documento.

O futuro das relações ACP/UE, a implementação da agenda 2030 e a 5ª Cimeira UA/UE foram igualmente “extensivamente” analisados.

Luís Filipe Tavares aproveitou a sua estada na Bélgica para reunir-se com o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Didier Reynders, tendo abordado temas de ordem bilateral, regional e global, bem como a possibilidade de diversificação e o incremento das relações comerciais entre os dois países.

O encontro foi ainda oportunidade para os dois governantes assinarem um acordo aéreo entre Bélgica e Cabo Verde, visando o reforço das ligações aéreas e ainda o incremento do turismo de Bélgica para o arquipélago cabo-verdiano.

Luís Filipe Tavares aproveitou ainda para reforçar o apelo de Cabo Verde junto da UE e dos seus Estados-membros para participarem nos esforços de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola que Cabo Verde atravessa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 nov 2017 12:26

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 nov 2017 10:19

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.