​Cabo Verde e Canárias reforçam cooperação bilateral

PorRádio Morabeza,16 jan 2018 8:22

Cabo Verde e Canárias perspectivaram ontem um futuro promissor de cooperação nas áreas de energias renováveis, água e saneamento, crescimento azul, ordenamento do território, transportes, educação e formação superior, cooperação económica e empresarial, turismo, agricultura e meio ambiente, disse o Governo.

A informação foi avançada esta segunda-feira pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, através de um post na sua página no Facebook, após a quinta reunião de alto nível entre os dois arquipélagos, que decorreu nas Canárias.

De acordo com o chefe do Governo, no que diz respeito ao crescimento azul, as partes decidiram impulsionar a cooperação institucional, empresarial e científica para o aproveitamento de recursos e uso do espaço oceânico. Em relação ao ordenamento do território, o destaque vai para Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, e a ilha do Maio.

Para já, o encontro fica marcado pelo reforço das ligações entre os dois arquipélagos, assim como pela “satisfação das excelentes relações políticas e de cooperação levadas a cabo entre ambos, durante o último ano de 2017”.

“Da reunião fica, igualmente, o comprometimento dos arquipélagos em continuar a impulsionar a Cimeira da Macaronésia, com o objetivo de consolidar as relações internas, com vista ao desenvolvimento sustentável dos dois e a contribuição, de forma consistente, para a paz e a segurança na zona do atlântico médio”, lê-se.

Na deslocação a Gran Canária para a reunião bilateral, o primeiro-ministro fez-se acompanhar pelo ministro do Turismo e Transporte e Ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, pelo chefe da diplomacia Luis Filipe Tavares e pela ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rádio Morabeza,16 jan 2018 8:22

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 jan 2018 8:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.