«Cabo Verde é um parceiro importante, previsível e confiável»

PorLourdes Fortes,6 fev 2018 14:22

Jose Roman Leon Lora
Jose Roman Leon Lora(Rádio Morabeza)

Jose Roman Leon Lora, chefe de cooperação da União Europeia em Cabo Verde faz uma avaliação positiva da relação Cabo Verde - União Europeia e estabelece possíveis caminhos a seguir.

Em entrevista exclusiva ao Panorama 3.0, da Rádio Morabeza, o responsável, no país há 5 meses, afirma que apesar do tamanho do arquipélago, Cabo Verde é um parceiro muito importante para a UE.

“Também é um parceiro previsível, confiável, com quem se pode trabalhar muito bem. E eu diria, é um país com enorme potencial. Foi feito muito [dentro da parceria] mas ainda pode ser feito muito mais, há muitos âmbitos ,neste momento, já explorados mas ainda não espoletados, toda a área científica, da educação, desenvolvimento das infra-estruturas de transportes, desenvolvimento da competitividade, da economia”, exemplifica.

De acordo com o chefe da cooperação da União Europeia em Cabo Verde, garantir a estabilidade macro económica do país está entre as prioridades.

“A solução vem do crescimento económico, da estimulação dos intercâmbios económicos e dos financiamentos privados e públicos no país. Vai ajudar a resolver o problema que, de certa forma, existe um pouco por todo o mundo”, indica.

A cooperação na área científica, sobretudo no incremento da colaboração nos sectores da oceanografia, economia marítima, energia, particularmente energias renováveis, são outros sectores abrangidos e que, segundo o  chefe de cooperação da União Europeia em Cabo Verde", têm grande potencial”.

Sobre a livre circulação, Jose Roman Leon Lora, explica que deve ser compreendida num contexto geral e destaca aquilo que classifica de "circulação mais fluída" dos cabo-verdianos para a UE.

A entrevista completa ao Jose Lora pode ser ouvida no Panorama 3.0 da última sexta-feira, já disponível em podcast

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes,6 fev 2018 14:22

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  6 fev 2018 14:50

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.