A distinção ao empresário, proprietário do grupo Macau Legend, foi publicada segunda-feira no Boletim Oficial.
A Macau Legend está a construir, na cidade da Praia, um complexo turístico, que inclui hotel, marina, centro de convenções e casino.
Trata-se do maior empreendimento turístico previsto para Cabo Verde, num investimento, estimado em 250 milhões de dólares (200 milhões de euros), que representa cerca de 15% do Produto Interno Bruto de Cabo Verde.
A distinção, segundo o despacho governamental, visa "reconhecer o extraordinário papel" de David Chow no desenvolvimento "económico e social do Estado" cabo-verdiano e fazer "uma justa homenagem" ao empresário pelo "relevante serviço prestado no fomento da indústria do turismo".
David Chow Kam Fai, 68 anos, empresário luso-chinês nos sectores do turismo, entretenimento e jogos em Macau, iniciou os primeiros contactos com Cabo Verde em 2001, quando assumiu funções de cônsul honorário de Cabo Verde naquela região.
Em 2015, acordou com as autoridades cabo-verdianas a construção do empreendimento Gamboa/Ilhéu de Santa Maria, cuja primeira pedra foi lançada em Fevereiro de 2016, ainda no tempo do Governo de José Maria Neves.
Há uma semana, o empresário esteve em Cabo Verde para relançar o empreendimento, cujo projecto sofreu algumas alterações, e anunciou ter cumprido todos os requisitos junto do banco central cabo-verdiano (BCV) para a abertura de uma instituição bancária no país.
Anunciou igualmente a intenção de diversificar os investimentos em Cabo Verde, nomeadamente através da aposta em sectores como a agricultura e as energias renováveis.