Presidente considera Winnie Mandela uma "referência da luta" contra o Apartheid

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 abr 2018 6:46

​O Presidente Jorge Carlos Fonseca, considerou, na segunda-feira, que a activista sul-africana Winnie Mandela foi uma "referência na luta" contra o apartheid na África do Sul, dizendo que a sua morte é "motivo de consternação".

"Lamentamos porque Mandela é um rosto, uma referência da luta contra o 'apartheid' na África do Sul, é uma referência da luta dos povos pela sua autodeterminação e autonomia e, para nós, isso é motivo de consternação", disse Jorge Carlos Fonseca à imprensa, após a reunião do Conselho da República, que decorreu durante várias horas se segunda-feira.

O chefe de Estado, que informou que soube da morte da ex-mulher de Nelson Mandela após sair da reunião, lembrou que Cabo Verde também tem laços com a história da luta do povo sul-africano contra o 'apartheid' e pela sua libertação do colonialismo.

Winnie Mandela, que morreu na segunda-feira num hospital de Joanesburgo após "doença prolongada", foi um dos principais rostos da luta anti-'apartheid' mas também uma figura controversa, nomeadamente por encorajar a violência.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 abr 2018 6:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 abr 2018 13:17

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.