O evento reúne, em Las Palmas, vários ministros do continente africano, autoridades espanholas, sector privado e sociedade civil para, num primeiro painel, debater “as oportunidades e obstáculos ao crescimento económico na África Ocidental” e, num segundo painel, “o papel dos Jovens empresários como impulsionadores do desenvolvimento económico do continente.
A página oficial do Governo indica que José da Silva Gonçalves foi convidado “pessoalmente” e será um dos oradores num dos painéis, devendo presidir a um outro.
Trata-se de um fórum de alto nível organizado pelo Governo das Canárias, em parceria com o Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação de Espanha e da Casa África, além da colaboração da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
De acordo com a página oficial do Governo, à margem do fórum, o ministro José Gonçalves vai manter uma densa agenda de contactos, reuniões e visitas com individualidades, instituições e potenciais investidores nos sectores da economia marítima, transportes e turismo.