Governo condecora antigo ‘mayor’ de Brockton com medalha de mérito altruístico

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 set 2019 15:48

Bill Carpenter
Bill Carpenter

​O governo aprovou a atribuição, a título póstumo, da medalha de mérito altruístico do país a Bill Carpenter, que até Julho foi 'mayor' de Brockton, estado de Massachusetts, cidade norte-americana com uma forte comunidade cabo-verdiana.

Bill Carpenter morreu em Julho último, aos 62 anos, e naquelas funções chegou a visitar Cabo Verde várias vezes, tendo sido substituído no cargo, interinamente, após a sua morte repentina, pelo cabo-verdiano Moisés Rodrigues.

Por despacho do primeiro-ministro de Cabo Verde, de 20 de Setembro e qual a Lusa teve hoje acesso, Ulisses Correia e Silva aprovou a condecoração a título póstumo com a medalha de mérito altruístico de segundo grau a Bill Carpenter, “pela gratidão, reconhecimento e contribuição manifestada pelo apoio à comunidade da diáspora cabo-verdiana em Brockton, que suscitou admiração na sua vida política como nas suas posições pelo serviço cívico”.

A condecoração surge precisamente numa altura em que o Governo cabo-verdiano realiza em Boston, também no estado norte-americano de Massachusetts, de 30 de Setembro a 01 de Outubro, o Cabo Verde Investment Fórum.

“A comunidade cabo-verdiana e o Governo, ao prestar esta homenagem justa ao grande amigo Bill Carpenter, que era uma personalidade singular” pelas qualidades políticas e morais, “demonstra o reconhecimento de Cabo Verde por aqueles, nacionais ou estrangeiras, que na sua actividade profissional, social ou mesmo num ato espontâneo ou de altruísmo, tenham contribuído significativamente” para Cabo Verde e para os cabo-verdianos.

“A sua partida impediu que se concretizasse o justo galardão em vida”, refere ainda o despacho assinado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Brockton é uma cidade com 100.000 habitantes e juntamente com Boston concentra grande parte da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos da América, estimada em mais de 250.000 emigrantes e descendentes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 set 2019 15:48

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 set 2019 8:47

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.