Forças Armadas de Cabo Verde e Guarda Nacional do Estado de New Hampshire reforçam parceria

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,4 fev 2022 16:21

As Forças Armadas (FA) de Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire dos Estados Unidos da América (EUA) reforçaram hoje a parceria existente entre os dois países, através da assinatura de um protocolo.

O acordo foi assinado pela Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, representada pelo governador Christopher Sununu, e pela ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, que considerou que a parceria marca o reforço de relações entre as Forças Armadas e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, depois de os EUA terem respondido positivamente à solicitação do País para reforçar a cooperação entre as duas Forças Armadas.

“Hoje, formalizamos o acordo de parceria, através do qual nos comprometemos em trabalhar mutuamente para beneficiar as nossas Forças Armadas, a partilhar experiências, a reforçar as nossas capacidades através de intercâmbios militares, numa operação profícua, duradora e com ganhos para todos nós”, disse a ministra.

Para Janine Lélis, o quadro das actividades das acções específicas serão agora delineadas, visando proporcionar os ganhos e permitir a realização das “grandes expectativas” que cada uma das partes deposita no âmbito desta parceria, sublinhando que Cabo Verde, apesar de ser um País pequeno em termos territoriais, está rodeado de um “vasto oceano e de uma imensa zona económica exclusiva” que oferece recursos “importantes” para a economia cabo-verdiana.

“Por causa da nossa localização geo-estratégica, temos responsabilidades acrescidas no domínio da segurança da região e em especial, no que respeita ao combate à criminalidade organizada transacional, à pesca ilegal, ao tráfico de droga e à imigração clandestina. Por esta razão e cientes dos desafios que temos, os governos de Cabo Verde têm estado a trabalhar no desenvolvimento e no reforço contínuo de segurança e defesa cooperativa “, sublinhou a governante.

Segundo a Janine Lélis, a cooperação no domínio da defesa técnica e militar com os EUA tem evoluído de uma forma “muito dinâmica”, sustentando que mesmo sendo de natureza militar o acordo hoje assinado, a ambição de Cabo Verde é que esta parceria ultrapasse a esfera da defesa, para também abranger outras áreas, como a saúde ou a educação.

Por sua vez, o governador do Estado de New Hampshire Christopher Sununu, explicou que esta parceria permite que os Estados Unidos da América possam “construir uma conexão maior e melhor” com Cabo Verde.

“Estamos entusiasmados com esta parceria, mas a responsabilidade é agora com o futuro, não só com o amanhã, mas para daqui a 50 anos. A nossa responsabilidade é assegurar que esta parceria seja sustentável, possa crescer e florescer para algo, não só para o Estado de New Hampshire, mas para os Estados Unidos no seu todo e que Cabo Verde possa construir algo com essa parceria”, referiu o governador.

A assinatura do protocolo de parceria que aconteceu no Comando da Terceira Região Militar, em Achada Limpo, na presença do embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Anildo Morais, do major general adjunto do Estado de New Hampshire, David Mikolaites e de militares dos dois países. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,4 fev 2022 16:21

Editado porAndre Amaral  em  4 fev 2022 23:30

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.