De acordo com informação daquele ministério, o acordo foi assinado na terça-feira, em Berna, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, e pela Conselheira Federal suíça Karin Keller-Sutter, visando “fortalecer as relações de cooperação” entre os dois países, em matéria de circulação de pessoas.
“Simplifica e adapta ao sistema europeu a emissão de vistos de curta duração para os cabo-verdianos que pretendam viajar para a Suíça e vice-versa”, explicou fonte da diplomacia cabo-verdiana, sobre este acordo.
Permitirá, na “base de reciprocidade”, a facilitação da emissão de vistos para estadas de curta duração, de 90 dias por cada período de 180 dias.
Na mesma ocasião foi assinado entre os dois governos um segundo acordo, de “readmissão”, que visa “melhorar e agilizar” os processos de identificação e emissão de documentos de viagem a cabo-verdianos que permaneçam sem autorização na Suíça, e vice-versa.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, vivem na Suíça cerca de 900 cidadãos cabo-verdianos, “quase todos com autorização de residência ou de estabelecimento”.