Cabo Verde e Açores vão assinar protocolo em várias áreas ligadas à agricultura

PorExpresso das Ilhas, Lusa,18 ago 2022 8:30

Cabo Verde e Açores vão assinar um protocolo de cooperação em áreas ligadas à agricultura, como o abate, abastecimento de água, culturas protegidas, irrigação e transformação agro-alimentar, foi hoje anunciado.

O anúncio foi feito pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, António Ventura, e pelo ministro da Agricultura e Ambiente, após um encontro na cidade da Praia, onde se discutiram as bases do protocolo.

“Já identificámos um conjunto de áreas em que se pode colaborar no futuro. É um protocolo que também irá abranger áreas da investigação, mas que permite-nos ter melhores políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, quer nos Açores, quer em Cabo Verde. Portanto, temos muito a ganhar nesta cooperação no âmbito da agricultura”, afirmou António Ventura.

Para o responsável açoriano, o protocolo na área da agricultura é “essencial e urgente” e vai permitir ajudar os dois arquipélagos a caminhar para uma auto-suficiência alimentar.

“Sem esta cooperação no âmbito da investigação, no âmbito daquilo que é o uso racional da água, as necessidades de água de futuro, não podemos viver no planeta Terra se não projectarmos e planearmos estrategicamente aquilo que é a produção de alimentos, desde logo em arquipélagos que precisam de progressiva auto-suficiência alimentar”, sustentou.

Gilberto Silva destacou a cooperação “muito prática e muito profícua” com os Açores e com “resultados muito concretos”, pretendendo uma “cooperação institucional permanente” com os Açores, que não se baseia apenas na execução de projectos.

“Manter uma cooperação institucional, onde nós possamos organizar acções de formação, capacitação, discussão de modelos de execução de políticas públicas, enfim, tirando o maior proveito da administração da agricultura nos dois arquipélagos”, salientou Gilberto Silva.

O encontro aconteceu no âmbito da cooperação entre os dois arquipélagos, que surgiu através de um projecto de cooperação transnacional da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural e da Associação Regional para o Desenvolvimento dos Açores.

A parceria enquadra-se numa das suas prioridades, cujo propósito é promover a inclusão social, redução da pobreza e o desenvolvimento económico das zonas rurais, no âmbito do projecto de cooperação transacional em curso denominado “Semear, Colher e Vender”.

Hoje vai ser inaugurado um campo de demonstração em Santa Catarina de Santiago, instalado no âmbito da cooperação Cabo Verde/Açores, que era de sequeiro, mas que agora é de regadio e produz agro-alimentos.

Para o ministro da Agricultura, este constitui mais um projecto “com o gosto da cooperação” entre Cabo Verde e Açores, integrando os dois governos e associações de agricultores.

“Contribui essencialmente para a consolidação de um modelo de criação de áreas irrigadas que nós temos estado a fazer no nosso país, desta feita com recurso à cooperação”, reforçou Gilberto Silva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,18 ago 2022 8:30

Editado porAndre Amaral  em  19 ago 2022 9:13

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.