Governo lança Portal de Comércio Externo visando reduzir burocracia

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 nov 2023 10:21

O Governo lança na tarde de hoje o Portal de Comércio Externo de Cabo Verde, considerado pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, como um “importante” instrumento de combate à burocracia e melhoria do serviço prestado.

Trata-se, segundo Olavo Correia, de um sistema interno em que o Estado está devidamente organizado e as orgânicas falem entre si para responder de forma mais fácil e rápida às demandas dos cidadãos e das empresas.

“Isso significa que, com o portal do comércio externo, a partir do único balcão, da única janela, os empresários, as empresas e as pessoas poderão ter acesso a todos os serviços que o Estado presta para a tramitação alfandegária e para a tramitação no que tange ao comércio externo. Acho que será um salto importante em relação ao combate à burocracia, em relação à melhor gestão do tempo”, explicou.

O governante, que falava aos jornalistas na tarde desta quinta-feira, 16, acrescentou que este sistema facilitará a vida aos cidadãos e às empresas, em termos do tempo que é investido na burocracia e ao mesmo tempo permite melhorar a qualidade e a segurança do serviço público prestado referente ao comércio externo.

“Os cidadãos e as empresas não podem estar a tramitar com várias orgânicas para terem acesso ao serviço público”, realçou o também ministro do Fomento Empresarial.

O acto de lançamento do Portal de Comércio Externo de Cabo Verde, está agendado para as 17:00, desta sexta-feira, num dos hotéis da capital e vai ser presidido pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 nov 2023 10:21

Editado porAndre Amaral  em  18 nov 2023 10:53