Roménia disponível para cooperar com Cabo Verde na gestão das situações de emergências e segurança alimentar

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 nov 2023 14:21

O Presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis, manifestou hoje o interesse do seu país em intensificar a cooperação com Cabo Verde nas áreas de gestão das situações de emergências, combate às alterações climáticas, agricultura e segurança alimentar.

O chefe de Estado Romeno falava numa declaração conjunta com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, após um tete-a-tete e a cerimónia de sua condecoração com o Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral, no quadro da visita oficial que iniciou hoje ao arquipélago.

Klaus Werner Iohannis sublinhou que a relação entre os Cabo Verde e a Roménia, estabelecida há cinco décadas, perdura, em primeiro lugar, graças aos vínculos humanos. Ao mesmo tempo salientou que Cabo Verde tal como a Roménia respeita os valores democráticos.

“Apresentei ao Presidente Neves a nossa nova abordagem estratégica de relacionamento com a África, fundamentada e baseada numa nova estratégia nacional, baseada em interesses e valores comuns”, realçou.

Neste particular, disse que a Roménia concorda com Cabo Verde na necessidade de intensificar a cooperação em temas importantes, tanto para a Roménia como para Cabo Verde, como a gestão das situações de emergências, o combate às alterações climáticas, agricultura e segurança alimentar, educação, investigação e inovação.

“Os memorandos de colaboração, relativamente à gestão de situações de emergência na área sanitária/veterinária e da educação, que vão ser assinados hoje, são o reflexo do nosso desejo de fortalecimento das relações tradicionais”, sustentou.

Klaus Werner Iohannis disse ter manifestado ao presidente José Maria Neves o seu apreço pelo facto de Cabo Verde ser um dos Estados com os resultados “mais notáveis” em respeito pelos direitos humanos e governação democrática em África.

“Ao mesmo tempo, a Roménia continuará a apoiar o aprofundamento das relações entre a União Europeia e Cabo Verde. Estas relações já são excelentes e são fundamentadas desde o ano de 2007 numa parceria especial e única para um país africano”, garantiu.

José Maria Neves disse, por sua vez, esperar que a visita do presidente romeno, Klaus Werner Iohannis, iniciada hoje seja o “relançamento” das relações de amizade e de cooperação entre Cabo Verde e a Roménia.

“Roménia sempre foi um grande amigo de Cabo Verde”, disse José Maria Neves, salientando que desde o primeiro momento da independência de Cabo Verde, quando foram fixadas prioridades para o desenvolvimento do país, a Roménia surge como “um dos mais importantes parceiros”, com acções desenvolvidas em vários domínios.

“No domínio da educação e da ciência, dezenas de cabo-verdianos formaram-se nas universidades romanas e hoje, em Cabo Verde, desempenham funções extremamente importantes. Houve trocas de visitas, houve outros acordos de cooperação e hoje, muitos anos depois, espero que esta visita sirva para reforçar as relações já existentes e abrir caminho a novas áreas de cooperação”, disse o chefe de Estado cabo-verdiano.

Tecnologias de informação e comunicação, cibersegurança, agricultura, segurança alimentar e proteção civil são algumas áreas apontadas por José Maria Neves, citando também para o reforço da área da educação, ciência e inovação.

O Presidente da República salientou que a presença da Roménia na União Europeia e a dinâmica de crescimento e de transformação na Roménia, são elementos que dão esperança no sentido de um forte reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

“A presença da Roménia na União Europeia, por um lado, permite-nos reforçar as relações com a Europa, mas também nos abre caminho para o reforço das relações bilaterais entre os nossos dois países”, precisou José Maria Neves.

O presidente da Roménia vai estar em Cabo Verde até quarta-feira, 22, nesta que é a primeira visita de um chefe de Estado da Europa de Leste a Cabo Verde.

Ainda na manhã de hoje Klaus Werner Iohannis foi recebido presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, de quem onde recebeu as chaves da cidade.

Do programa consta ainda visita ao Memorial Amílcar Cabral, devendo ainda ser recebido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 nov 2023 14:21

Editado porAndre Amaral  em  21 nov 2023 9:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.