O Ministério do Mar informou que o ateliê de apresentação deve ocorrer no dia 19, na sala de conferência da Câmara de Comércio do Barlavento, no Mindelo, ao que deve seguir uma sessão de debate/esclarecimentos.
A mesma fonte esclareceu que Estratégia Nacional para o Mar 2023-2033 partiu da responsabilidade da Direção Nacional de Política do Mar (DNPM) de propor e elaborar medidas que promovam a competitividade do sector, visando fazer do país uma plataforma logística marítima no Atlântico Médio.
Será, continuou, um documento que pretende ser “integrador e holístico” de todas as valências de actividade nacional, e dará respostas aos “grandes desafios” da década e reforçará a posição e visibilidade de Cabo Verde na região e no mundo, enquanto uma Nação “histórica e geograficamente marítima”.
A mesma fonte reafirma a importância do mar e o sector da economia marítima, como um dos “pilares fundamentais” para construir uma economia de circulação e uma transição gradual para a Economia Azul, como estipulado no programa do Governo.
O documento será apresentado pelo consultor Franklin Chagas, da empresa Mundi Consulting.