A nomeação do ex-autarca do Porto Novo consta da resolução n.º 21/2025, publicada no Boletim Oficial n.º 90, II série, de 16 Maio, que também dá por finda o mandato de Júlio Augusto Pires Almeida no cargo, por motivo de renúncia.
Aníbal Fonseca é licenciado em Economia e mestre em Finanças e Crédito.
Foi presidente da Câmara Municipal do Porto Novo desde 2016, tendo completado dois mandatos e perdido na sua terceira candidatura à autarquia, nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro de 2024.
Também foi vereador na câmara do Porto Novo entre 2004 e 2012, deputado pelo círculo eleitoral de Santo Antão, eleito nas listas do Movimento para a Democracia (MpD), entre 2001 a 2006.
Desempenhou, igualmente, o cargo de presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão.
Além de exercer cargos políticos, Aníbal Fonseca esteve mais de 25 anos dedicado ao ramo da banca, tendo sido técnico do departamento de investimento do Banco de Cabo Verde (BCA), técnico do departamento de investimentos da direcção comercial e da direcção de análise de riscos do BCA, além de coordenador e subdirector comercial da região Norte deste mesmo banco.
Exerceu também funções de docente na Escola Industrial e Comercial do Mindelo e no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE).
A Zona Económica Especial Marítima em São Vicente, foi instituída pela lei n.º 94/IX/2020, de 13 de Julho, que estabelece o regime jurídico especial da sua organização, desenvolvimento e funcionamento.
Foi criada pelo Governo como uma estratégia do desenvolvimento de Cabo Verde com a visão de transformar o País numa plataforma marítima e contribuir para a sua inserção na economia regional e mundial.
A ser implementado ao longo de 15 anos, prazo estabelecido na altura da sua criação, a ZEEMSV tem como propósito fazer surgir uma cadeia produtiva ligada à economia marítima.