Guarda Costeira em exercícios com a Marinha Portuguesa

PorExpresso das Ilhas, Lusa,5 mar 2018 7:31

​Dois navios da Marinha Portuguesa chegam hoje a Cabo Verde, no quadro de uma missão que se prolongará até dia 16 deste mês e é enquadrada na cooperação técnico-militar bilateral, indica um comunicado oficial.

No documento, a Marinha portuguesa dá conta de que a fragata NRP Álvares Cabral e o reabastecedor NRP Bárrio vão atracar na cidade da Praia e no porto do Mindelo (ilha de São Vicente).

Entre outros aspectos, a missão visa a partilha de conhecimento, experiência e capacidades com as Forças Armadas cabo-verdianas, e, em particular, a Guarda Costeira, com quem serão realizadas acções de patrulha e fiscalização conjuntas nas águas de jurisdição deste país, à luz dos acordos estabelecidos entre os dois Estados.

A fragata Álvares Cabral irá atracar o porto da Praia entre segunda e quinta-feira, seguindo, depois, para o Mindelo, onde permanecerá entre 14 e 16 deste mês.

O navio reabastecedor, por seu lado, ficará na Praia até dia 12 deste mês.

Durante a permanência, os dois navios participarão em diversas actividades de cooperação com as Forças Armadas e a Guarda Costeira, entre as quais se destacam acções de formação, treino conjunto e demonstração de capacidades no âmbito do apoio humanitário em caso de catástrofe.

Na vertente da acção social, serão também realizadas várias acções de cariz social promovidas pela Marinha Portuguesa e por diversas associações, destacando-se a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RCID), que disponibilizou vários bens hospitalares, de construção e cariz social ao município praiense.

Por outro lado, a fragata Álvares Cabral transporta a bordo livros destinados a instituições locais, cedidos pela Biblioteca Nacional de Portugal, pelo instituto Camões, Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova e ainda pelo Agrupamento Escolar João Villaret, que faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, e que angariou livros com o objectivo de enriquecer a biblioteca escolar da Escola SOS Praia.

A visita de ambos os navios portugueses a Cabo Verde insere-se no âmbito da missão Iniciativa Mar Aberto, que tem como principal objectivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às actividades ilícitas no mar.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,5 mar 2018 7:31

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.