Câmara destaca sucesso de mais uma edição do Festival Nha Santa Catarina que “agradou” o público

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,19 nov 2023 13:23

O director da Cultura da Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago) destacou hoje o sucesso de mais uma edição do Festival Nha Santa Catarina, assegurando que o mesmo agradou o público com organização e “grandes shows”.

Sidney Martins falava à Inforpress no final do “Festival Nha Santa Catarina 2023”, destaque das festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do Município, que comemora 189 anos no próximo dia 25 de Novembro, que culminou este domingo com o concerto dos Fidjus de Codé di Dona, depois das 09:30.

“Sem dúvida, um grande festival, que ultrapassou todas as nossas expectativas”, declarou, notando que o certame musical contou com a presença de artistas internacionais, e também cabo-verdianos de renome internacional.

É que, segundo sustentou, a “enchente” registada, sobretudo no segundo dia, mostra a “grandeza” da aposta feita pela câmara liderada por Jassira Monteiro, em artistas “de peso e de qualidade”.

Por outro lado, esclareceu que a edilidade não realiza festivais para “esbanjar” os seus “parcos recursos”, mas, por ser uma oportunidade para os artistas, empresas, pequenos negócios, e para proporcionar momentos de lazer a que a juventude santa-catarinense, e não só, tem direito.

Em Santa Catarina, além do Festival Nha Santa Catarina, a autarquia realiza o “Festival 13 de Maio”, por ocasião da elevação de Assomada à categoria de cidade, assinalado a 13 de Maio, cujo palco é montado na rua da antiga EMPA.

“O Festival Nha Santa Catarina 2023 agradou o público”, insistiu, lembrando que este certame musical orçado em 14 mil contos, foi promovido pela Câmara Municipal de Santa Catarina, em parceria com a JM Produções.

Relativamente às criticas dos desportivas, que pediram que estádios sejam usados somente para fins desportivos, notou que, assim como em qualquer parte do mundo e em Cabo Verde, o Estádio Municipal de Cumbém, que vai receber intervenções no próximo ano, vai continuar a ser palco do Festival Nha Santa Catarina.

Durante os dois dias subiram ao palco jovens e talentos locais como Bitori Gaita & Pily e Mano G & KLG, Boston, Fidjus de RB e Luca, e ainda Bulimundo, Garry, Leo Pereira, MC Acondize, Neyna, PCC, Prego Prego, Titio de Belo Freire, Wilson Almeida, Apollo G, Bedja KP, Buguin Martins, Fidjos di Code di Dona, Gama, Kinzim, Loony Johnson, Tony Fika, e Yasmine.

Mesmo na ausência de um balanço oficial da Polícia Nacional, a Inforpress constatou no terreno algumas apreensões e momentos de “brigas” com armas brancas, e algumas pessoas alegando que roubaram os seus telemóveis.

Em relação ao festival, os festivaleiros entrevistados pela Inforpress mostraram-se agradados com o certame tanto a nível da organização e “grandes shows”.

Para assinalar as festividades da santa padroeira desse município do interior de Santiago, foi programado um leque de actividades culturais, desportivas que arrancaram desde início de Novembro, e ainda inaugurações.

As festividades, que este ano se comemoram sob o lema “Nu sta djunto pa Santa Catarina” (Estamos juntos por Santa Catarina, em português), terão o seu ponto alto no dia 25, com uma procissão e missa em honra da santa padroeira, na Igreja Matriz com o mesmo nome, em Cabeça Carreira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,19 nov 2023 13:23

Editado porSheilla Ribeiro  em  3 mar 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.