Segundo um comunicado do Governo, durante o evento, Pedro Lopes será orador na sessão intitulada "Como a digitalização da economia e as novas tecnologias podem moldar o futuro do turismo e das viagens?".
A intervenção focará o papel transformador da digitalização e das novas tecnologias no futuro do turismo e das viagens, destacando as inovações já implementadas em Cabo Verde.
O Secretário de Estado partilhará a experiência do país na promoção de um turismo sustentável através do uso de tecnologias digitais, bem como a posição de Cabo Verde como destino de eleição para nómadas digitais.
Pedro Lopes integra o Global Future Council do WEF-Fórum Económico Mundial, no qual faz parte do grupo "O Futuro do Turismo Sustentável", sendo responsável por liderar as discussões sobre o papel dos nómadas digitais no turismo.
O Conselho, composto por líderes visionários de todo o mundo, incluindo personalidades de renome internacional, como Neil Jacobs, CEO do Six Senses Resorts & Spa, e Ajay Bhalla, Presidente de Cibersegurança e Inteligência da Mastercard, é um espaço privilegiado para identificar e promover ideias transformadoras com impacto global.
"Este é o meu segundo ano enquanto conselheiro do Fórum Económico Mundial, este convite para participar presencialmente neste fórum global é um reconhecimento do progresso de Cabo Verde na economia digital e na sustentabilidade turística. A nossa experiência com o programa de Nómadas Digitais, lançado em 2020, posicionou o país como um destino atrativo para profissionais remotos, e queremos continuar a inovar e contribuir para soluções globais neste campo", afirma Pedro Lopes, citado no comunicado.
O programa para Nómadas Digitais de Cabo Verde já figura, conforme a mesma fonte, entre os mais promissores, tendo recentemente sido classificado como o 6.º destino mais entusiasmante para esta comunidade global, segundo o Relatório de Nómadas Digitais de 2023 da Flatio.
Durante o evento, Pedro Lopes terá a oportunidade de trocar conhecimentos com líderes do sector privado, académicos, líderes políticos e representantes de organizações não governamentais, de modo a fortalecer as ações estratégicas de Cabo Verde no âmbito do turismo sustentável e da economia digital.