A reunião adotou a "Decisão do Comité Central do PCC sobre o aprofundamento abrangente da reforma e a promoção da modernização chinesa", que fez arranjos sistemáticos para o aprofundamento abrangente da reforma na China, traçou um novo grande plano para a modernização chinesa e enviou uma forte mensagem à comunidade internacional de que a China continuará a erguer bem alto a bandeira da reforma e da abertura e continuará a promover um nível elevado de abertura, que certamente trarão mais novas oportunidades para o desenvolvimento dos países ao redor o mundo.
A sessão plenária esclareceu o objectivo geral de aprofundar ainda mais a reforma de uma forma abrangente, nomeadamente, continuar a melhorar e desenvolver o sistema socialista com características chinesas e promover a modernização do sistema de governação nacional e da capacidade de governação. Até 2035, um sistema económico de mercado socialista de alto nível estará totalmente estabelecido, o sistema socialista com características chinesas será melhorado, a modernização do sistema de governação nacional e da capacidade de governação será basicamente alcançada, e a modernização socialista estará basicamente realizada, a fim de estabelecer uma base sólida para a construção de um poder socialista moderno de forma abrangente até meados deste século. Salientou-se ainda que o foco da constante reforma da China é concentrar-se na construção de um sistema económico de mercado socialista de alto nível, no desenvolvimento da democracia popular ao longo de todo o processo, na construção de um poder cultural socialista, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na construção de uma bela China, na construção de uma China mais segura a um nível mais elevado, melhorando a liderança do Partido e as capacidades de governação a longo prazo, e continuando a impulsionar a reforma. A ´Decisão´ propõe mais de 300 importantes medidas de reforma envolvendo sistemas, mecanismos, instituições e outros níveis, a serem concluídas até 2029, o 80º aniversário da fundação da República Popular da China. A sessão plenária tomou disposições sistemáticas para aprofundar ainda mais a reforma, enfatizando a construção de um sistema económico de mercado socialista de alto nível, melhorando o sistema e mecanismo para promover o desenvolvimento económico de alta qualidade, construindo um sistema e mecanismo para apoiar a inovação abrangente, melhorando o sistema de governação macroeconómica, melhorando o sistema e mecanismo de desenvolvimento integrado urbano-rural, melhorando o sistema e mecanismo de abertura de alto nível, melhorando o sistema de democracia popular ao longo de todo o seu processo, melhorando o sistema jurídico socialista com características chinesas, aprofundando a reforma do sistema e mecanismo cultural, melhorando o sistema de salvaguarda e melhoria da subsistência das pessoas, aprofundando a reforma do sistema de civilização ecológica, promovendo a modernização do sistema e as capacidades de segurança nacional, aprofundando continuamente a reforma da defesa nacional e das forças armadas, e melhorando a liderança do Partido no aprofundamento abrangente da reforma e na promoção da modernização ao estilo chinês.
A sessão plenária destacou que a abertura é uma marca distintiva da modernização chinesa. A China aderirá à política nacional básica de abertura ao exterior, aderirá à promoção de reformas através da abertura, confiará nas vantagens de mercado de grande escala da China, aumentará a sua abertura na expansão da cooperação internacional e construirá um novo sistema de economia aberta com um nível superior. É necessário expandir constantemente a abertura institucional, aprofundar a reforma do sistema de comércio externo, aprofundar a reforma do investimento estrangeiro e do sistema de gestão do investimento externo, optimizar o plano da abertura regional e melhorar o mecanismo para promover a construção conjunta de alta qualidade do "Cinturão e Rota".
A sessão plenária enfatizou que a modernização da China é uma modernização que segue o caminho do desenvolvimento pacífico. A China prosseguirá firmemente uma política externa independente e pacífica, promoverá a construção de uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade, praticará os valores comuns de toda a humanidade, implementará iniciativas de desenvolvimento global, iniciativas de segurança global e iniciativas de civilização global, defenderá uma multipolarização mundial igual e ordenada e uma globalização económica inclusiva, aprofundará a reforma do mecanismo de trabalho dos negócios estrangeiros, participará e liderará a reforma e construção do sistema de governação global e salvaguardará firmemente a soberania nacional, a segurança e os interesses do desenvolvimento.
A prática tem demonstrado que a China, que se reformou e se abriu, sempre foi um motor importante para o desenvolvimento e a prosperidade global. Na nova jornada, uma China moderna que continua a aprofundar as reformas e a promover o desenvolvimento de alta qualidade significa mais oportunidades para os países de todo o mundo, incluindo Cabo Verde. Sob a orientação estratégica dos líderes dos nossos países, a amizade China-Cabo Verde continua a aprofundar-se, a confiança política mútua é cada vez mais reforçada, os intercâmbios culturais e interpessoais estão mais próximos e a cooperação em vários domínios produz resultados frutíferos. O aprofundamento mais abrangente da China na reforma e na promoção da modernização chinesa proporcionará certamente novas oportunidades e terá um novo impulso na cooperação amigável Sino-Cabo-verdiana. A China está disposta a trabalhar com Cabo Verde para levar as relações de cooperação amistosa bilaterais a um novo patamar e criar conjuntamente um novo futuro de benefício mútuo de ganha-ganha na nova era.