O vereador da Cultura da Câmara de São Vicente liderou hoje uma visita de reconhecimento à praia da Baía das Gatas, palco do festival do mesmo nome e garantiu estar “tudo a postos” para edição 30 do certame.
Humberto Lélis indicou que a autarquia já fez obras de manutenção no palco da Baía, designadamente na cobertura, e que criou mais dois camarins para os artistas, perfazendo agora quatro, ao todo.
O vereador acrescentou que os muitos jornalistas, nacionais e estrangeiros, que habitualmente fazem a cobertura do evento, irão este ano encontrar “melhores condições” de trabalho, já que foram introduzidas melhorias no espaço destinado a estes profissionais.
De igual modo, apontou ainda Humberto Lélis, a estrada que liga Mindelo à Baía das Gatas, numa extensão aproximada de oito quilómetros, está a ser alvo de manutenção, com vista a garantir a segurança total de pessoas e bens que de 08 a 10 de Agosto por ela vão circular.
O titular da Cultura do município de São Vicente destacou o “excelente trabalho” que a Electra (produtora e distribuidora de electricidade) está a fazer, colocando na praia “muitos mais postes” de iluminação pública.
Como já acontece anualmente, estiveram hoje na Baía das Gatas os velhos colaboradores da autarquia, designadamente as Forças Armadas, a Polícia Nacional, a Cruz Vermelha e os Bombeiros Municipais, todos juntos para delinear o plano de segurança da 30ª edição do mais antigo festival de música de Cabo Verde, que este ano decorre de 08 a 10 de Agosto e evoca a morna, candidata a património imaterial da Humanidade.
Abre o festival, no dia 08, pelas 20:00, Voz d`Alma, grupo coral mindelense, seguindo-se-lhe Vasco Martins & Sabine Kabomgo (Bruxelas), a Orquestra Cesária Évora, com vozes da morna como Ceuzany, Neuza de Pina, Nancy Vieira, Jeniffer Soledad, Constantino Cardoso, Gabriela Mendes, Jorge Sousa, Diva Barros, Solange Cesarovna e Nha Kapa e, a fechar o primeiro dia, Boss AC, cabo-verdiano residente em Portugal.
No sábado, 09, a partir da mesma hora, actuam Vlu & Banda, Grace Évora & Banda, Babado Novo e Meri Antunes (Brasil) e Capleton, intérprete jamaicano do reggae.
Três actuações encerram, no domingo, a edição 30 do mais antigo festival de música de Cabo Verde: Chachi Carvalho, rapper de origem cabo-verdiana residente nos Estados Unidos, Djodge & Banda (Portugal) e Anselmo Ralph, de Angola.
O vereador indicou que a anteceder o festival propriamente haverá outras actividades na cidade, designadamente o Mindel Summer Jaz 2014, a decorrer a 01 de Agosto no Museu do Mar, o festival da Salamansa, a 01 e 02, e um desfile de Carnaval na noite de 05, terça-feira, na cidade, com a participação dos grupos Cruzeiros do Norte, Monte Sossego, flores do Mindelo, Sonhos Sem Limite, Vindos do Oriente e Samba Tropical.
A autarquia reservou no seu orçamento uma verba de 15 milhões de escudos para este evento cultural, mas conta com valor igual a provir dos vários patrocinadores.