O marketing a falar português

PorExpresso das Ilhas,16 mar 2015 0:00

1

Divulgado como “o ponto de encontro de gestores e marketeers da língua portuguesa”, o Mercator da Língua Portuguesa vai ser apresentado na Praia e no Mindelo, nos dias 18 e 20 de Março respectivamente, numa conferência onde oportunidades e casos de sucesso estarão em destaque. Em entrevista ao Expresso das ilhas, Vicente Rodrigues, co-autor do livro, fala-nos da obra e sua apresentação em quatro países lusófonos, mas também das especificidades de Cabo Verde, onde “as práticas do marketing” se encontram “num patamar de desenvolvimento equiparável aos países mais desenvolvidos da CPLP”. E recomenda, o marketing digital como “uma excelente ‘arma’ para um país insular atingir clientes” no exterior.

 

O Mercator da Língua Portuguesa foi lançado recentemente, e teve a sua primeira apresentação em Lisboa a 4 de Março. Mas, sendo uma obra recente, é também fruto de uma sucessão de livros “Mercator” que desde 1992 se têm vindo a instituir como uma referência para gestores e marketeers.

Antes de mais, o que é então o Mercator? “Trata-se de um livro que aborda os principais conceitos e técnicas de marketing, evidenciados em casos e exemplos reais e transversal a todos os sectores de actividade”, começa por explicar Joaquim Vicente Rodrigues, um dos autores.

Ao longo dos anos a obra foi-se renovando, acompanhando as tendências mundiais e mostrando novas perspectivas, casos e enfoques. O sexto MERCATOR é então este, da Língua Portuguesa, com casos e exemplos dos países de expressão portuguesa.

 

MERCATOR da Língua Portuguesa

“A viragem das empresas para o mercado internacional tem estado na ordem do dia, nomeadamente no espaço de Língua Portuguesa. Mas existe, apesar de tudo, um notório desconhecimento mútuo - e até alguns preconceitos - relativamente ao ambiente de negócios dos diferentes países e às suas especificidades.”

De acordo com Vicente Rodrigues, que juntamente com Pedro Dionísio assina este Mercator da Língua Portuguesa, foi neste contexto que consideraram “ser uma mais-valia a realização de uma nova edição, que pudesse constituir uma viragem nesta situação, tornando-se um contributo e um ponto de encontro para os gestores e marketeers dos países de língua portuguesa”.

Este Mercator “lusófono” é uma obra completamente renovada, “sob o ponto de vista dos casos, exemplos, ilustrações e prefácios, e de conteúdos ligados ao marketing digital.”

Entre as novidades, o livro traz “uma caracterização sucinta do ambiente de negócios de todos os países de expressão portuguesa” e “casos e exemplos desenvolvidos de empresas e marcas de todos os países de expressão portuguesa, com enfoque em Angola, Cabo Verde e Moçambique e Portugal”.

Os prefácios também são elemento a destacar devido ao contributo de várias personalidades na realização do mesmo. Assim, encontramos neste Mercator prefácios “de gestores e académicos dos vários países, em cada um dos capítulos e ainda dos “Ministros da Área Económica de Angola, Cabo Verde e Moçambique e Portugal”. Leonesa Fortes, Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento empresarial é a “representante” de Cabo Verde, nestes prefácios.

 

Os casos nacionais

No que toca a Cabo Verde, foram identificados “ casos de sucesso com a explicação da estratégia de marketing implementada, bem como os resultados obtidos”. São eles: a Caixa Económica de Cabo Verde, CVMóvel 3G, Enacol e Ímpar.

Além disso, são mostrados ainda “exemplos que permitem demonstrar a aplicação de conceitos e ferramentas de marketing em sectores de actividade diversificados: BCA, Cruzeiros Mindelo, Imprensa Nacional de Cabo Verde, Strela e Unitel T+”.

Numa análise ao Estado da Arte no arquipélago, Vicente Rodrigues salienta que “ Cabo Verde é um país onde predomina a economia de mercado e onde a concorrência e abertura aos mercados externos é uma realidade, nomeadamente pelos fluxos turísticos. Por outro lado, comparativamente com outros países da CPLP tem vivido em clima de estabilidade política, económica e social que são componentes indispensáveis para a dinâmica empresarial.”

“Neste sentido, as práticas de marketing implementadas por empresas das áreas de telecomunicações, energia, banca, turismo e outros serviços encontram-se num patamar de desenvolvimento equiparável aos países mais desenvolvidos da CPLP,” avalia o especialista.

Vicente Rodrigues aponta também a importância do marketing digital no mundo de hoje, principalmente para um país insular como Cabo Verde.

“A globalização das sociedades e utilização das ferramentas de marketing digital pelos consumidores e pelas empresas permitem que as principais técnicas de marketing sejam amplamente difundidas e utilizadas. Para um país insular, o marketing digital é sem dúvida uma excelente “arma” para atingir clientes tanto na diáspora como em outros países, nomeadamente de língua portuguesa”, vaticina.

 

Conferência

Nos dias 18 e 20 de Março o livro vai ser apresentado, em conferências similares, na Praia e no Mindelo, respectivamente. Nos dois eventos, a abertura está a cargo da Ministra Leonesa Fortes. Segue-se “Uma reflexão sobre as oportunidades de negócio no espaço de língua portuguesa”, pelo próprio Vicente Rodrigues (Co-Autor). Depois serão apresentadas as estratégias de marketing dos casos de sucesso da Caixa Económica, CVMóvel 3G, Enacol e Ímpar, pelos dirigentes de topo dessas empresas. Por fim, Pedro Dionísio (Co-Autor) fala de “Oportunidades do Mundo Digital”. Na Praia ainda não está confirmada a personalidade que irá proceder ao encerramento da conferência. No Mindelo, esta intervenção final será feita por Belarmino Lucas, Presidente da Câmara de Comércio do Barlavento, entidade responsável pela organização do evento.

Todos os participantes receberão um livro autografado pelos autores, podendo as condições ser consultadas em www.mercatorlinguaportuguesa.com/cabo-verde.

“A participação nas conferências é uma excelente oportunidade a não perder por parte daqueles que querem identificar novas oportunidades de negócio”, salienta Vicente Rodrigues.

 

Lançamento internacional

Além de Cabo Verde, o Mercator foi apresentado em Lisboa (Portugal), a 04 de Março, e será posteriormente lançado em Luanda (Angola), a 10 de Abril e Maputo (Moçambique), no dia 16 de Abril.

Além das conferências de apresentação, que contam com a intervenção dos ministros da área económica de cada país, há toda uma campanha de lançamento em curso. Nos quatro países, está a decorrer uma campanha multimédia que compreende publicidade nos media nacionais e o site www.mercatorlinguaportuguesa.com, onde se pode encontrar o resumo dos 27 Casos e dos 139 Exemplos de todos os países de língua portuguesa.

Decorre também uma Votação nos Casos e Exemplos preferidos, sendo que qualquer internauta o pode fazer até 16 de Abril. “Os 3 casos e os 3 exemplos mais votados em cada país receberão um troféu “Estrela Mercator”.”

Há ainda um Passatempo com prémios, que vicente Rodrigues explica: “Após votação no caso e/ou exemplo preferidos, o utilizador é convidado a escrever uma frase até 140 caracteres com as palavras “Mercator” e “Língua Portuguesa”. As 10 melhores frases de cada país recebem prémios”.

 

Sobre os autores:

Vicente Rodrigues  e Pedro Dionísio são professores de Marketing no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e autores de várias obras referentes ao tema.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 mar 2015 0:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

1

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.