Tida como ponto de encontro de gestores e marketeers da língua portuguesa, a obra foi lançada hoje na Praia numa conferência onde os oradores apresentaram casos de sucesso e novas oportunidades de negócios no espaço de língua portuguesa.
A abertura da conferência esteve a cargo da Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, que na sua intervenção sublinhou que o livro é uma referência para todos os que, como o Governo de Cabo Verde, se preocupam com a eficiência e a dinamização de programas que melhor possam energizar a economia cabo-verdiana.
Seguiu a apresentação do primeiro tema “Novas oportunidades de negócio no espaço de língua portuguesa”, apresentado pelo co-autor da obra, Vicente Rodrigues.
Depois foram apresentados as estratégias de marketing dos casos de sucesso em Cabo Verde, nomeadamente da Caixa Económica, CVMóvel 3G, Enacol e Ímpar, pelos dirigentes de topo dessas empresas.
“Oportunidades do Mundo Digital”, o último tema da conferência, esteve a cargo de Pedro Dionísio, o outro co-autor do livro.
Depois da Praia, no dia 20, sexta-feira, será a vez de São Vicente receber a apresentação da obra no mesmo formato que o da Praia e com a abertura também a cargo da Ministra Leonesa Fortes.
O Mercator da Língua Portuguesa lançado recentemente, teve a sua primeira apresentação em Lisboa a 4 de Março. Sendo uma obra recente, é também fruto de uma sucessão de livros “Mercator” que desde 1992 se têm vindo a instituir como uma referência para gestores e marketeers.
Trata-se de um livro que aborda os principais conceitos e técnicas de marketing, evidenciados em casos e exemplos reais e transversal a todos os sectores de actividade.
Este Mercator “lusófono” é uma obra completamente renovada, “sob o ponto de vista dos casos, exemplos, ilustrações e prefácios, e de conteúdos ligados ao marketing digital.”
Entre as novidades, o livro traz “uma caracterização sucinta do ambiente de negócios de todos os países de expressão portuguesa” e “casos e exemplos desenvolvidos de empresas e marcas de todos os países de expressão portuguesa, com enfoque em Angola, Cabo Verde e Moçambique e Portugal”.
Os prefácios também são elemento a destacar devido ao contributo de várias personalidades na realização do mesmo. Assim, encontramos neste Mercator prefácios “de gestores e académicos dos vários países, em cada um dos capítulos e ainda dos “Ministros da Área Económica de Angola, Cabo Verde e Moçambique e Portugal”. Leonesa Fortes, Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento empresarial é a “representante” de Cabo Verde, nestes prefácios.