Lançado em 18 de Setembro de 2015, “Herança” é composto por 14 músicas, nove dos quais inéditas, onde Lura revisita as paletas musicais do arquipélago e os diferentes estilos cabo-verdianos.
Para tal, contou com a ajuda de alguns compositores das ilhas, tais como Jorge Tavares, Sema Lopi, Kaká Barbosa, Manuel Andrade, José Dias Fernandes, Elida Almeida com a qual Lura faz o dueto em “Nhu Santiago”, numa nova versão.
Mário Lúcio Sousa, actual ministro da Cultura, tem quatro temas da sua autoria no disco, inclusive o tema que dá nome ao álbum e no qual Lura é acompanhada apenas pela percussão do brasileiro Naná Vasconcelos, vencedor de seis Grammy e eleito várias vezes o melhor percussionista do mundo pela revista norte-americana dedicada ao jazz, Down Beat.
“Herança” traz também três composições da autoria da própria cantora – “Sabidi Más”, “Di Undi Kim Bem”, que partilha com Abraão Vicente, e ainda “Barco di Papel”-, que é lançado no mercado mais de seis anos depois do último CD ("Eclipse", 2009), no qual interpreta em dueto com o compositor camaronês Richard Bona, considerado um dos melhores baixistas do mundo.
O trabalho editado pela Lusafrica, também contou com a participação do músico português Pedro Jóia ("Mantenha Cudado").