Após participar no Atlantic Music Expo (AME-CV) deste ano, o jovem artista natural de Santa Cruz, interior de Santiago, Emileno Moreira Da Costa, de nome artístico Thairo Kosta, lança esta sexta-feira, 29, o seu segundo single/vídeo-clip “Largan”. O evento acontece no espaço Art Kafé, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
Este single faz parte de “Valor de Família”, e apesar do disco ainda não possuir data de lançamento, o artista avança que este seu primeiro trabalho discográfico terá 10 faixas musicais.
Depois do sucesso do primeiro single “Sentru di Injuria” que foi apresentado a 18 de Julho de 2015, Thairo Kosta vai, então, lançar agora “Largan”.
Isso numa altura em “Sentru di Injuria”, segundo Thairo Kosta, foi já culturalmente reconhecido pela sociedade cabo-verdiana e na diáspora.
“Largan”, conforme Kosta, é um trabalhos levanta causa sociais como álcool, droga e prostituição.
O videoclip deste tema foi gravado, conta o artista em Achada Santo António, na Cidade da Praia e no concelho de Santa Cruz.
Segundo o artista, o objectivo ao abordar esse tema é tentar consciencializar a sociedade cabo-verdiana, através das suas mensagens, dirigidas principalmente a jovens e adultos. “Eu acredito que esse trabalho terá uma boa aceitação tanto nacional como internacional. Espero que este trabalho sirva para a consciencialização e mudança da mentalidade das pessoas”, resume.
Thairo Kosta não avançou quando é que seu primeiro álbum estará no mercado, limitando-se a dizer que se trata de um trabalho de pesquisa musical.
“O álbum está quase concluído, em termos de composição. Falta agora estruturar os arranjos, para terminar o álbum, mas alguns dos temas já estão finalizados”, acrescentou o jovem artista, que pretende cultivar mais o Finason.
O single “Sentru di Injuria” está nomeado nas duas categoria de Cabo Verde Music Award, evento que vai ser realizado dia 7 de Maio de 2016: Melhor Vídeo-clip do Ano e Melhor Música Urbana.
Emileno Moreira Da Costa, conhecido no mundo artístico e pelos amigos como Thairo Kosta, nasceu a 4 de Fevereiro de 1987, em Santa Cruz, ilha de Santiago, Cabo Verde.
Filho de mãe emigrante e pai camponês, cresceu e viveu a sua infância com os avós maternos, bebendo das raízes e cultura do interior de Santiago.
Thairo Kosta é defensor do espírito africanista, presente nas suas músicas e no seu dia-a-dia. Em 2008 compôs o seu primeiro tema, “Mudjer ki bali”, e todas as suas composições advêm de uma estória ou vivência real.
Conhecendo a realidade de um filho do campo, apesar de todas as dificuldades, após cumprir o serviço militar, teve a sorte de poder concluir o 12º ano, em 2011, e como qualquer jovem que sonha e ambiciona, mudou-se para a cidade da Praia, com o único propósito de continuar os estudos.
Porém, devido a diversas dificuldades não conseguiu concluir o que mais queria: formar-se em Língua Inglesa para poder um dia ser um grande profissional na área do Turismo.
De todos os ritmos existentes no país sempre sentiu-se atraído pelo Finason, admirando a forma de cantar e de compor de alguns artísticas e bandas como Katchas, Pantera, Tcheca, Bulimundo, Nha Nacia Gomes, rainha do finason, entre outros.