Tchindas compete em festival LGBTI de Lisboa

PorChissana Magalhaes,8 set 2016 16:37

O filme cabo-verdiano “Tchindas”, de Pablo de Lara e Marc Serena, vai estar em competição no 20º festival de cinema Queer Lisboa, que decorre de 16 a 24 de Setembro na capital portuguesa.

 

O documentário sobre os transsexuais de São Vicente vai ser exibido no dia 18 de Setembro, pelas 21h30, no emblemático cinema São Jorge. Tchindas compete com outras 23 longas-metragens numa disputa que inclui ainda a categoria de curtas-metragem, onde concorrem 35 filmes.

O jornal português Público, destaca a participação do filme nesta edição de 20 anos do festival que se define como “o único Festival nacional com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer” e onde marcam presença um expressivo número de profissionais de cinema, entre realizadores, jornalistas e programadores.

“Tchindas” - que venceu ano passado o prémio Melhor Documentário no Plateau - Festival Internacional de Cinema da Praia e, em Abril deste ano, no Belfast Film Festival saiu com o troféu Maysles Brothers Award for Best Documentary - tem percorrido festivais e competições internacionais sendo que, depois de marcar presença no African Film festival em Nova Iorque e de ter estado nomeado para o AMAA Awards (os chamados African Oscars), na Nigéria, o filme vai estar no Scottisch Queer International Film Festival a 1 de Outubro próximo.

Tchinda Andrade, a transsexual que protagoniza e dá nome ao documentário, tem sido entrevistada por alguns órgãos de comunicação internacional, inclusive a CNN.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhaes,8 set 2016 16:37

Editado porAndré Amaral  em  8 set 2016 16:46

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.