Veteranos como Teófilo Chantre e Ildo Lobo marcam presença no disco ao lado de jovens talentos como Jenifer Solidade, Élida Almeida e Ceuzany. Participam ainda Lura, Albertino, Bau, Nancy Vieira, Zé Luis, Fantcha, Maria Alice e Kompas. E, claro, não poderia faltar a diva Cesária Évora, a primeira responsável pela divulgação e popularização da morna pelo mundo fora.
Foi pela voz de Cesária Évora, cuja carreira internacional a Lusafrica lançou, que este género tradicional de Cabo Verde em que principalmente se canta o amor e a saudade, se tornou conhecido e apreciado por milhares de fãs das mais diversas paragens.
“Mornas de Cabo Verde” já é destaque na revista online World Music Central, especializada em notícias e criticas a CDs e concertos da chamada música do mundo, ou seja, música tradicional e contemporânea com base nas raízes, das mais diversas paragens que não apenas os mercados mainstream.
Criada em 1988, a Lusafrica começou por dedicar-se apenas à música e a artistas cabo-verdianos. Hoje, entre os artistas sob o selo desta produtora encontram-se Bonga (Angola), Boubacar Traoré (Mali), Sia Tolno (Guiné), Mounira Mitchala (Chade)e Pierre Akendengue (Gabão).
O disco já se encontra também disponível na loja online Amazon.