Contra o alcoolismo, dançar

PorChissana Magalhaes,19 abr 2017 14:04

Dança contemporânea, danças urbanas e tradicionais. Muita dança e alguma conversa pelo meio. Sobre dança. Praia assinala por estes dias com uma série de iniciativas o Abril, Mês da Dança. O Palácio da Cultura Ildo Lobo será o palco principal. O lema: "Mais Dança, Menos Álcool".

 

Há um Dia Mundial da Dança – como há para quase tudo – que se assinala a 29 de Abril. Mas a Yakuarella Produções, dona da iniciativa, optou por alargar a celebração e estender o leque de actividades por duas semanas deste mês.

Já ontem, dia 18, aconteceu o primeiro momento. Uma tertúlia denominada “Corpos”, moderada pelos actores Diogo Lopes e Sara Graça. Ainda esta semana, dia 21, e também no Palácio da Cultura Ildo Lobo, repõem-se a peça “Tango.Ponto.Dog” que estreara em Janeiro no festival Kontornu. Para sábado, 22, a programação é mais extensa. O Fórum Danças Urbanas propõe workshops, palestras, battles entre dançarinos e um dj set a animar o espaço.

Depois de uma pausa, as actividades são retomadas a 27 com a performance “Camponês”, ainda no palco do PCIL. O “Abril, Mês da Dança” encerra no Dia Mundial da Dança, com a IV edição da Gala Mostra de Dança, desta feita no palco da Gamboa e com entrada livre. O alinhamento dos grupos a actuar neste evento, já habitual no calendário da dança na capital, ainda não foi divulgado.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Palácio da Cultura Ildo Lobo, juntou-se à iniciativa. A Presidência da República, por meio da campanha nacional "Menos Álcool, Mais Vida” é também parceira.

“Da nossa parte, aderimos a esta campanha porque causas sociais nos interessam e esta é particular uma causa sobre uma questão preocupante, sobretudo no seio da juventude. Então, nada melhor do que abraçar esta luta e associá-la ao Mês da Dança”, explica um dos elementos da organização.

O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança, comemorado no dia 29 de Abril, foi instituído pelo CID (Comité Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhaes,19 abr 2017 14:04

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 abr 2017 14:04

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.