Catchupa Factory 2017 já seleccionou fotógrafos. John Fleetwood será o formador

PorChissana Magalhaes,20 abr 2017 16:42

O conceituado fotógrafo e curador sul-africano John Fleetwood será o formador da edição deste ano da residência artística Catchupa Factory – Novos Fotógrafos, que acontece em Mindelo de 3 a 17 de Maio. A organização já tem também a lista dos fotógrafos seleccionados para as duas semanas de formação e produção.

 

A convocatória lançada em Março deste ano alargava a candidatura ao Cachupa Factory 2017 aos PALOP (4 do total de 10 vagas), de modo a permitir o diálogo e partilha entre fotógrafos e artistas dos países africanos de língua oficial portuguesa. O número final de candidatos seleccionados acabou por ficar em 12, com um seleccionado a mais em cada grupo, o que a Associação Olho-de-Gente explica com o “elevado número de candidaturas apresentadas e a qualidade global dos portfólios submetidos”.

Rui Sérgio Afonso (Angola), Mauro Vombe (Moçambique), Nuno Silas (Moçambique), Herberto Smith e Carla Rebelo (São Tomé e Príncipe) e Ângelo Lopes, César Schofield Cardoso, Edson Silva Delgado, Grace Ribeiro, Hélder Doca, Marcos Rocha de Pina e Miriam Lopes (Cabo Verde) são os fotógrafos seleccionados para a residência artística que engloba a atribuição de bolsas para viagem e estadia.

Espera-se com este grupo lançar as bases para a criação de uma rede de fotógrafos e artistas emergentes dos PALOP.

O projecto da AOJE tem ainda o objectivo de “estimular o reconhecimento e a visibilidade internacional do trabalho autoral em fotografia dos participantes, incentivar a mobilidade de artistas e obras de arte” e “promover a formação avançada ao nível da concepção, desenvolvimento e edição do projecto fotográfico”.

“A residência artística Catchupa Factory irá proporcionar um momento de imersão e um espaço de incentivo à criação artística para fotógrafos e artistas emergentes”, diz a nota da AOJE que escolheu para dirigir esse grupo de criadores-autores o fotógrafo e curador sul-africano John Fleetwood.

Fleetwood é o director da plataforma Photo: que faz a curadoria e comissariado de projectos de fotografia, trabalhando particularmente com fotógrafos emergentes. Foi, durante vários anos, o responsável do Market Photo Workshop, uma escola e galeria de arte também voltada para criação de projectos.

Ao longo do seu percurso tem assumido a curadoria e co-curadoria de eventos fotográficos importantes como a Bienal de Fotografia na Dinamarca (em 2016), a exposição de fotógrafos emergentes Bamako Encounters (em 2015) e a mostra Photoquai 2013: Africa (Paris, 2013) para além de ser frequentemente membro de júri de concursos e de comissões para nomeação de fotógrafos.

Durante as duas semanas do evento os participantes irão trabalhar intensivamente na criação de projectos fotográficos que serão integrados no Catálogo Catchupa Factory 2017. A participação em exposições e estágios internacionais é também uma possibilidade.

A Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (Cabo Verde) apoiam a iniciativa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhaes,20 abr 2017 16:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 abr 2017 16:16

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.