«Claridade» reeditada em versão comentada

PorNuno Andrade Ferreira,9 jul 2017 23:02

A revista Claridade tem uma nova reedição. A Rosa de Porcelana levou à estampa a colecção completa da histórica publicação, numa edição comentada por académicos de diferentes geografias e sensibilidades. O lançamento de “Claridosidade” foi este domingo, no Sal.

 

Convidados por Márcia Souto e Filinto Elísio, organizadores, oito homens e mulheres das letras acederam ao desafio de analisar, em outros tantos ensaios, a importância da Claridade, publicação do movimento literário e intelectual com o mesmo nome, tida por muitos como fundamental no processo de construção da cabo-verdianidade.

Alberto Carvalho, Maria de Fátima Fernandes, João Lopes Filho, Simone Caputo Gomes, José Luís Hopffer Almada, Urbano Bettencourt, Manuel Brito-Semedo e Onésimo Silveira confrontam opiniões sobre a centralidade da revista.

O editor e organizador, Filinto Elísio, não esconde a satisfação pelo cumprir de um sonho.

“É uma grande honra mexer, de alguma forma, com este tema”, disse no lançamento.

“Já não era tempo de reunir tudo o que é visão da Claridade?”, perguntou.

A apresentação da obra esteve a cargo de Dina Salústio e aconteceu no âmbito do Festival de Literatura-Mundo do Sal (FLMS).

Ao longo dos quatro dias de evento, a Rosa de Porcelana lançou cinco livros, prova da vitalidade da editora, fundada há quatro anos e hoje uma das principais chancelas cabo-verdianas.



Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,9 jul 2017 23:02

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.