Festival literário do Sal quer «ganhar o mundo»

PorNuno Andrade Ferreira,10 jul 2017 7:07

O Sal despediu-se domingo da primeira edição do Festival de Literatura-Mundo que decorreu na ilha. O encerramento contou com a presença do Ministro da Cultura e Indústrias Critativas (MCIC), Abrãao Vicente.

 

Ao longo de quatro dias, perto de cinquenta participantes, entre escritores, tradutores, editores, críticos e jornalistas debateram a Literatura-Mundo, nas suas diversas dimensões.

Em representação do Governo, Abrãao Vicente destacou a centralidade literária conquistada pelo Sal. 

"Sal foi, por estes dias, a improvável capital da literatura cabo-verdiana, o que não deixa de ser maravilhoso ao pensar a história de Cabo Verde", comentou.

Organizado pela Rosa de Porcelana, com o apoio da Câmara Municipal local e de vários mecenas, o Festival de Literatura-Mundo do Sal (FLMS) não contou com o apoio do Governo. Facto destacado pelo MCIC.

"E aqui entra a parte que eu mais gosto. É o facto deste festival não ser mais um festival que o ministério teve de patrocinar, teve de patrocinar, teve de andar atrás. Eles fizeram tudo sozinhos", enalteceu.



Duas dezenas de actividades deram corpo à programação do festival literário salense, o primeiro do género em Cabo Verde. Emocionada e, nas palavras da própria, “apaixonada”, Márcia Souto, da Rosa de Porcelana, recordou no encerramento que se cumpriu uma primeira etapa, na antecipação de novos desafios.

"Nesta primeira edição partimos de uma base aceitável, enquanto quantidade de participações e enquanto quantidade de contribuições, mas estamos conscientes de termos realizado apenas a primeira etapa. O festival, já iniciado e com esta primeira etapa cumprida, precisa crescer, ganhar o mundo. Há que desenvolve-lo na segunda edição, aprimora-lo na terceira, na quarta", prometeu.

O FLMS terá carácter anual, pelo que regressa em 2018, em datas a anunciar.


Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,10 jul 2017 7:07

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  11 jul 2017 12:33

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.