Ainda me lembro de um dos primeiros vinis que me foi oferecido pelo meu pai, era eu ainda miúdo. Por coincidência, há pouco tempo, recebi como prenda, a mesma obra, com outra interpretação, do meu irmão.
Trata-se de “Pedro e o Lobo” do compositor russo Sergei Prokofiev – para mim, uma das mais belas formas de mostrar a excelência da música.
Nela o autor conta uma estória, com várias personagens. Cada personagem é representada por um instrumento… a preciosa flauta transversal a representar o pássaro, amigo de Pedro – o herói do conto – que é representado pelo quarteto de cordas, conforme o momento em que se desenrola a estória…entre outras personagens e seus respectivos instrumentos.
Lembro-me ainda do fantástico exercício de imaginação que fazia ao ouvir a peça, imaginando cada personagem ou momento, traduzido pelos mais diferentes instrumentos…e o poder da música era sublimemente demostrado.
Mas como disse ouvia e imaginava, de tal modo que julgava ser impossível a criação de qualquer que fosse a imagem real, que conseguisse ultrapassar os cenários que criava na minha imaginação.
Confesso que tudo o que encontrava sobre esta obra, procurava conhecer, discos e DVDs.
Pois, foi exactamente um DVD, feito com marionetes (isto a propósito da peça de marionetes que esteve presente no Palácio da Cultura, na feliz extensão do Mindelact para a Praia, acto que esperemos que tenha não só continuidade mas também que aumente o seu cartaz) que encontrei uma das mais belas interpretações de Pedro e o Lobo.
Da editora “Arthouse”, toda a estória e criada por um cenário deslumbrante feito originalmente por uma equipa que se baseia na bela e extraordinária escola Checa, os mestres da animação a par de quase toda a zona do leste europeu.
Não há vozes, nem narrações. A obra é inteiramente contada … narrada…superiormente pelos instrumentos…como referi acima a doce e deliciosa flauta representar o pássaro será um dos pontos altos, sendo o maior os momentos em que pela exaltação da narrativa, Pedro é representado de maneira quase que irrepreensível pelo extraordinário quarteto de cordas.
A qualidade técnica das imagens é soberba, que aliada às expressões conseguidas pelos autores dos bonecos …a fúria do lobo…os sorrisos matreiros de Pedro…etc…tornam a parte visual deste DVD esplendoroso. Se a isso juntarmos os efeitos sonoros conseguidos…o frio da aldeia…o barulho dos passos de Pedro a pisar as folhas, mais a qualidade da orquestra, quase que arrisco-me a dizer que estamos perante uma obra-prima, indispensável a qualquer amante (e não só) da música ou…do belo!
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 832 de 08 de Novembro de 2017.