Morreu Osvaldo Azevedo, Combatente da Liberdade da Pátria

PorChissana Magalhaes,24 nov 2017 15:38

1

Faleceu ontem, em Mindelo, o poeta e pintor Osvaldo Azevedo aos 79 anos. Combatente da Liberdade da Pátria, foi vítima de doença prolongada.

 

Natural de Ribeira Brava (São Nicolau), Osvaldo Azevedo era filho do poeta claridoso Pedro Corsino Azevedo. Preso pela PIDE em 1961, em 1965 parte para a Holanda de onde com a ajuda de Mário Fonseca consegue seguir para França onde se junta ao grupo de Cabo-verdianos já mobilizados para integrar as estruturas do PAIGC.

Fez formação militar na Argélia, em Cuba e também na ex-URSS para finalmente se juntar a Amílcar Cabral nas matas da Guiné-Bissau, onde participa na guerrilha da luta de libertação da Guiné e de Cabo Verde. Depois da independência integra as Forças Armadas, tendo se aposentado como major.

Em 2015 mantinha-se ainda activo, com uma produção literária e de artes plásticas de grande qualidade. Em Outubro desse ano fez o lançamento da 2ª edição do seu livro de contos e poemas “Regresso à Vila do Vale”, originalmente publicado em 2007 e que ele também ilustrou.

Na mesma ocasião regressava aos ecrãs, através do festival de cinema Oiá, o documentário de 2014 “O Velho Caminheiro”, realizado por Jean Gomes. O mesmo incidia sobre a trajectória de Osvaldo Azevedo enquanto combatente da luta pela Independência .

Um dos fundadores das Forças Armadas de Cabo Verde, Osvaldo Azevedo teve ontem um funeral com honras militares.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhaes,24 nov 2017 15:38

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 nov 2017 14:59

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.