Banda Primitive terá primeiro disco “Odju Ki Ta Txekou” em 2018

PorDulcina Mendes,9 dez 2017 11:10

Fundada em 2003, na cidade da Praia, a Banda Primitive que já tem alguns singles no mercado, acaba de anunciar o primeiro álbum intitulado “Odju Ki Ta Txekou” para início do próximo ano (2018).  

E na passada quarta-feira, 29 de Novembro, a banda de música alternativa lançou nas plataformas online e nas rádios o seu terceiro single “Infancia”, que fará parte desse álbum.    

“Infancia”, segundo César Freitas, um dos elementos do grupo, reflecte os tempos passados em que as crianças se divertiam com brinquedos tradicionais, carro de lata, barquinhos de papel, época em que as crianças brincavam fora de casa sem perigo. 

“O tema retrata a actualidade e funciona como uma chamada de atenção político-social em relação a mudanças climáticas, seca, globalização digital, criminalidade e insegurança, assim como uma esperança para que se aproximem melhores dias para todos”, citou. 

A música foi produzida no Vip Estúdios Praia por Valdmir “Veftx Beats” Tavares e contou com os arranjos de César Freitas, masterizado por Tiago “Tryambaka” Pimentel Big Bellies Studio, Portugal.

O videoclip do single “Infancia” será lançado este sábado, 9, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia e contará com um show acústico da banda. Este vídeo foi produzido pela Artikul CJ e contou com a realização de Yuri Ceuninck da Kori Kaxoru Films e a imagem de Nenas Almeida.

 

Álbum “Odju Ki Ta Txekou” 

Além de “Infancia”, a banda já tinha lançado outros temas que farão parte do disco que terá 12 faixas musicais. Fazem parte do álbum temas como “Corno”, “ Bu Nobi”, “Baby, Baby”, “Estrela pa bó”, “Paranoia” e “Crioula Mansa”. 

César Freitas explicou que esse título “Odju Ki Ta Txekou” é uma forma de nos alertar que estamos a ser vigiados.

No próximo ano, a Banda anuncia que vai comemorar os 15 anos do agrupamento com um show intitulado “Primitive e Amigos”. “Vamos convidar todas as pessoas que estiveram connosco durante todos esses anos, será um show aberto e gratuito. Ainda não decidimos o lugar, mas será na cidade da Praia”.

Além disso, os mentores do Grito Rock Praia pretendem fazer um tour para apresentar o disco tanto em Cabo Verde como em alguns países da Europa, no Brasil e em Marrocos.

“Pretendemos fazer um bom tour. Este é o nosso maior projecto, e queremos fazer mais vídeos de todos os outros temas do álbum”, acrescentou.

 

Banda alternativa em Cabo Verde

O grupo musical é considerado “Embaixador da música alternativa em Cabo Verde” e é a imagem destes tempos de globalização e de mistura de culturas.

Segundo César Freiras, foi muito difícil implementar esse estilo em Cabo Verde porque quando surgiram só havia música tradicional e o zouk.

 “Com a globalização os cabo-verdianos estão a tocar todos os tipos de música, só que na vertente rock há ainda poucos tocadores mas, se fores ver, muitos rappers estão a usar os instrumentais de rock”, frisou.

A banda de Rock Progressivo traz fusão entre ritmos e melodias de Cabo Verde e outras sonoridades do mundo, enroupada por letras em crioulo. Actualmente a Banda Primitive é formada por três membros fundadores.

O grupo é uma presença habitual nos festivais nacionais de música ao vivo, possuindo um repertório mesclado, com a música em forma de uma linguagem universal, onde a melodia do grupo rompe com todas as barreiras sociais.  

Ao longo desse percurso, a Banda lançou alguns singles como “Style”, “Amor ta Kema”, “Rock é Funaná” (2005), “Cabo Verde” (2014) e “Festa” (2016).   

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 836 de 06 de Dezembro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,9 dez 2017 11:10

Editado porDulcina Mendes  em  8 dez 2017 12:57

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.